sexta-feira, 12 de junho de 2009

Caruaru (PE) : festas vão até julho






Caruaru disputa com Campina Grande (PB) a realização da maior festa de São João do mundo. Começou no dia 31 de maio a temporada de festas, que terminará em 10 de julho, data do centenário de Mestre Vitalino, pioneiro em esculturas de barro que fez do bairro do Alto do Moura uma referência nessa arte, onde se encontram ateliês de diversos artesãos que foram seus discípulos ou o imitam.


No início da temporada, cada bairro faz alguma comida "maior do mundo", como os maiores cuscus, pamonha, bolo de milho e outras iguarias regionais nordestinas. A cidade recebe milhares de turistas que se concentram no Pátio do Forró, uma grande área aberta que fica entre o Museu Luiz Gonzaga e o prédio da Fundação Cultura (onde são feitos os enfeites para as festas), para dançar forró toda noite. Praticamente não há rede hoteleira com capacidade para absorver o turismo, daí ser um mercado forte a locação de casas por temporada para os forasteiros.

No Museu do Forró Luiz Gonzaga estão peças que pertenceram ao Rei do Baião e contam a sua trajetória como um dos maiores compositores e músicos brasileiros. No mesmo prédio, há uma pequena ala com peças da cantora Elba Ramalho. Noutra seção está o Museu do Barro, com as peças que consagraram Mestre Vitalino ao esculpir na argila muitos personagens e situações do cotidiano nordestino. Vale a pena conhecer tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário