quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Aposentados : acordo para regra de ganho real

Os reajustes para aposentados e pensionistas com ganhos reais têm sido aplicados ao piso do benefício, não se refletindo nos proventos de quem recebe mais. A fórmula acertada ontem entre o governo e as centrais sindicais será o ponto de partida para a recuperação do poder de compra das aposentadorias, dilapidado por décadas pela falta de política de reajustamento.

Em janeiro de 2010, a correção levará em conta a inflação de 2009 mais 50% do crescimento do PIB registrado em 2008. Ou seja, algo entre 6% e 7%. O número não está definido porque os dois indicadores ainda não foram fechados. Em janeiro de 2011, o reajuste usará a inflação de 2010 e a metade da expansão econômica em 2009. A informação é do Correio Braziliense.

O acerto prevê ainda a votação, o mais rápido possível, do projeto que cria uma política de valorização do salário mínimo até 2023. Pelo texto, o valor será corrigido pela inflação mais o PIB cheio de dois anos antes, beneficiando 18 milhões de aposentados, segundo o Correio. Nunca na história deste país ....

Como seria normal, o tablóide oposicionista O Globo botou a matéria na página 10, com pequena chamada na capa, onde privilegiou espaços para manchetes negativas ao governo. Na TV, as matérias mostram mais a preocupação com o gasto público que com o benefício na economia que o aumento da renda pode fazer alavancando o consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário