quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Ataque à Globovision : quem tem GLOBO tem medo

Manchete principal de "O GLOBO" de hoje: "Cerco à mídia venezuelana é condenado, menos no Brasil". Subtítulo: "Assessor de Lula elogia liberdade de imprensa no Governo Chávez". Quem lê isso pensa que todos os governos condenaram a truculência do ataque de militantes pró-Chavez à principal emissora de TV da oposição venezuelana. Olhando o corpo da matéria, encontra-se a crítica isolada do presidente paraguaio, Fernando Lugo, e de mais nenhum chefe de estado. O poderoso império da família Marinho quer que Lula se ajoelhe e jure que não ousará fazer o mesmo por aqui. Como o assessor de assuntos internacionais Marco Aurélio Garcia não quis rezar o pai-nosso, já cairam de pau nele.

As organizações Globo são um império que não seria aceito em nenhum país civilizado do mundo. Dominam todas as mídias, com abrangência nacional, constituindo-se na maior máquina polític0-eleitoral do país. Enquanto os partidos têm alguns parcos minutos gratuitos de acesso às cadeias de TV nacionais para colocarem suas propostas, a Globo tem todo o tempo campanhas a favor dos seus interesses, pautando governos, criando ou destruindo instantaneamente opiniões e personagens. Como isenção política não existe em mídia, e o que cada canal de comunicação diz reflete o pensamento, a ideologia do seu proprietário, tal poderio da Globo pode ser considerado nocivo à liberdade de expressão e à soberania das instituições nacionais.

Isso não significa dizer que Chávez e sua turma estejam corretos. Há um claro viés autoritário tanto no fechamento de estações de rádio como no ataque de seus partidários à Globovision. Como cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça, Chávez vem ao longo do tempo eliminando todos os que apoiaram o golpe que o derrubou há alguns anos, e a Globovisión, que nada tem a ver com a Globo brasileira, foi uma das principais apoiadoras da oposição no episódio. A cada notícia contra o governo, Chávez intervém em cadeia nacional para refutar.

No caso da Globo brasileira, se os governos (não apenas o federal) se deixarem pautar pelo PRG (Partido da Rede Globo), terão que montar enormes assessorias de imprensa para ficar o dia todo desmentindo no varejo o que os canais do Grande Irmão empurram às grandes massas populares no atacado. É desproporcional a capacidade de influir entre o PRG e os demais atores no cenário político. Para completar a desgraça da comunicação nacional, as concessões de rádio e TV recaem na sua quase totalidade para políticos, na quase totalidade da direita, e quando se fala em coibir a monopolização ou oligopolização dos meios de comunicação, imediatamente se forma um batalhão de artilharia pesada para dizer que se pretende acabar com a liberdade de expressão ou fomentar um regime ditatorial.

As organizações Globo sabem o que podem perder se for discutida e aprovada uma legislação antitruste na área de comunicação. Não são apenas anunciantes, clientes e mercados. Perde-se o poder de dirigir a política, acima das lideranças e instituições. A sociedade precisa discutir e intervir para acabar com esse domínio nocivo de um pequeno grupo sobre tudo e todos, que tudo enxerga, em tudo influi e escreve a história conforme seus interesses, como em "1984"de George Orwell. Seria a hora de começarmos uma nova frente de combate, reeditando uma palavra de ordem muito usada na época da ditadura, quando equipes da Globo iam às manifestações de estudantes e sindicatos para filmar tudo e nada por no ar, na sua colaboração com a repressão:
"O POVO NÃO É BOBO, ABAIXO A REDE GLOBO".

4 comentários:

  1. Interessante sua forma de colocar os fatos. Mesmo sendo globista ferrenho, gosto de analizar pontos de vista ou vistas de outro ponto.

    Sei que a Globo tem e usa esse poder de persuazão, pra nao ser mais claro, mas acho que as pessoas é que tem de desenvolver um olhar mais apurado pra saber identificar fatos e factos...

    Gosto da forma que a globo apresenta as noticias no seu principal telejornal e sei que muito é monopolizado. Gosto ainda mais pelo desafio de ter que buscar outras fontes e filtrar as verdadeiras noticias e tirar minhas conclusoes.
    Por via das duvidas, entre Record, SBesTeira e Band, fico com a globo mesmo!

    Rals Alexandre

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de comentar o amigo anterior, que sem ofensas, mas isso de "a culpa é nossa" já ta mais do que passado, por que de passivos, ja temos muitos, e os principais são pessoas como vc que gostam do seu mundinho confortado e seguro. E se vc sabe de tudo q disse, pq ainda assiste? Se vc não mover nada ira mudar!

    Tulaci Bhakti

    ResponderExcluir
  3. Não compreendo uma emissora golpista que hoje fala em liberdade,dar ordem a todos os os seus locutores de rádio e redatores de TV,para que ao citarem a Venezuela,critiquem Chavez.e se não o fizerem perdem o emprego

    ResponderExcluir
  4. Veja que maravilha de comentário "imparcial":Sou globista ferrenho".Um mundo enorme de informações:Internet,nossas outras emissoras,jornais do exterior.E uma pessoa com bilhões de neurônios condicionada à uma caixa cujo único objetivo é manter o sistema de miséria intelectual e financeira

    ResponderExcluir