terça-feira, 11 de agosto de 2009

Denunciada lavagem de dinheiro da Igreja Universal

O "bispo" Edir Macedo e mais nove pessoas ligadas à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) são acusados pela justiça de desviar dinheiro de doações de fiéis para empresas de fachada e de "lavar o dinheiro" em paraísos fiscais. De brinde, acusação de formação de quadrilha. Certamente nos "cultos" a notícia será dada como "obra do demônio para calar a mensagem de Deus", e mais recursos poderão ser pedidos para ajudar a pagar advogados para a defesa da IURD.

O negócio "religioso" é um sucesso milenar. Noutro dia passei por uma dessas "igrejas" no Largo do Tanque, no Rio, onde anunciavam em cartaz a venda de terra de Israel. Não é de terras não, é de punhados de terra aos crédulos otários que, por necessidades espirituais, entram nesse tipo de golpe achando que vão ganhar o acesso ao paraíso. Venda de indulgências parece não ser prevista na lei como fraude, e a própria IURD já vendeu a uma pessoa com deficiência mental uma "chave do céu", em troca de todo o salário, um empréstimo bancário e a venda de um terreno do "fiel". Detalhe: o "diploma de dizimista" era assinado por "Jesus Cristo"...

Essas coisas estão espalhadas por todo o país, mas só a Universal tem a vigilância sistemática da imprensa, em especial das Organizações Globo, porque usa os recursos para comprar emissoras de TV e concorrer diretamente com a Globo. A Renascer só veio a foco com a prisão de "bispos" nos Estados Unidos carregando malas de dinheiro. No mais, o modelo de negócio prospera, mesmo porque, em essência, tem aspectos abrangentes a todas as "igrejas". Ainda sobre o tema, a Globonews exibiu ontem uma entrevista com o biólogo e evolucionista britânico Richard Dawkins, autor que defende no seu livro "Deus, um delírio"que os ateus "saiam do armário" e venham a público combater os mitos e crenças explorados pelas "religiões". Vai passar de novo na próxima segunda-feira, dia 17, às 23:30h, mas já está em parte no Youtube neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário