segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Flamengo : a crise continua

Vi ontem no Maracanã uma das piores partidas do Flamengo. O Náutico, lanterna do campeonato, veio armado para mitigar prejuízos, já que o Mengão começava a embalar sob comando do técnico Andrade. Surpreendentemente, fez o primeiro gol, administrou o resultado e, mesmo com um a menos em campo, teve mais chances de gol no segundo tempo que o Flamengo. O empate veio na raça, depois da torcida começar a vaiar a postura desidiosa, desmotivada, apática do time. No lance do gol de empate, Léo Moura, que vem nitidamente caindo de desempenho, xingou a torcida, realimentando a crise.

Para mim, a efetivaçõ de Andrade como técnico não foi uma boa opção. Nenhum demérito ao profissional, mas por ter feito carreira no Flamengo e ser mais suscetível a manter frouxa a disciplina necessária ao foco em resultados, exigidos pelos mais de 30 milhões de flamenguistas. Por que a torcida gosta do Joel Santana, que conseguiu tirar o mediano time de 2007 da zona de rebaixamento e alcá-lo à Libertadores? O que faz com que craques contratados por serem artilheiros venham para o Flamengo, caiam de produção e depois, ao sairem, voltem a brilhar, como os recentes casos de Obina e Diego Tardelli?

O Flamengo precisa de um técnico experiente em times grandes, que pessoamente tenha as atitudes para liderar a equipe e motivá-la. Não parece ser isso o desejo da diretoria do clube, agora em luta interna pré-eleitoral. Enquanto isso, o time vai derrapando, deixando de ganhar os pontos fáceis em casa. O único saldo positivo de ontem foi que o empate tirou o Náutico da lanterna, mandando para o fundo do fosso o Fluminense, que também anda mal das pernas insistindo na fórmula do fracasso ao contratar Renato Gaúcho, que já rebaixou o Vasco e quase enterrava o Flu no ano passado, para dirigir sua equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário