quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Marina Silva : alternativa do PT para 2010?

Desde que vi na mídia o Partido Verde oferecendo à ex-ministra do Meio Ambiente e atual senadora Marina Silva, estranhei muito. Primeiro, porque o PV tem sido aliado do PSDB nas últimas eleições, como no Rio de Janeiro, onde Gabeira teve um vice tucano. Segundo, porque Marina é petista fiel aos princípios que fundaram o partido, e identificada com Lula. Em nome dessa fidelidade partidária e a Lula, teve que engolir transgênicos e projetos de desenvolvimento pouco sustentáveis. A pressão por agilidade nos processos de licenciamento ambiental, somada à visão governamental da preservação como estorvo ao crescimento foram causas que a levaram deixar o ministério, mas não o PT, onde atua no Senado com dignidade, em meio ao lodaçal da direita.

A mídia anti-Lula alopra quando começa a supor o apoio de Marina a Serra no segundo turno, ou mesmo a chapa Aécio e Marina. A intenção deles é criar problemas à candidatura de Dilma Roussef, escolhida por Lula à revelia das instâncias partidárias, através de atritos internos. Antes da mídia entrar na jogada, já existia no interior do PT a movimentação para propor Marina como candidata à disputa. O que fizeram foi amplificar o debate, com a jogada ensaiada com o PV. De fato, conseguiram criar algo novo: dar ao eleitorado uma alternativa de dentro do PT, algo impensável meses atrás, quando se especulava sobre o estado de saúde da ministra Dilma, e não se via um nome alternativo no PT.

Marina não responde pelos atos do atual governo, é tão honesta, respeitável e capaz quanto Dilma e pode ter respaldo do eleitorado que votou nas propostas do antigo PT e que não deixará a direita voltar ao governo. Marina candidata pelo PT, com o apoio de Lula, seria imbatível e resgataria para o partido a imagem desgastada pela caríssima manutenção da base aliada, desde o mensalão até a operação de salvamento de Sarney.

A candidatura Marina, com o apoio de Lula, pode incrementar a eleição de deputados e senadores, melhorando a governabilidade e criando as condições de disputar com o PMDB a maioria congressual, além de impulsionar candidaturas aos governos estaduais com maior viabilidade que nos acordos que Lula vem tentando fazer como refém do PMDB. Pode até escantear o PMDB da candidatura a vice. Fora do PT, e contra ele, Marina ficaria refém de "comprar"governabilidade do PMDB, DEM, PSDB, PPS, PV a um preço muito caro para a sua biografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário