domingo, 13 de setembro de 2009

Rio de Janeiro (RJ) - Parque das Ruínas (Santa Teresa)











Santa Teresa é um bairro carioca situado no topo e encostas de uma das vertentes da Serra do Mar, e tem acessos a diversos bairros. Num de seus lugares mais altos encontramos o Parque das Ruínas, talvez o mirante com melhor visão do centro do Rio, da Baía de Guanabara, Pão de Açúcar, Urca, etc. Uma visão de mais de 180 graus, muito bonita. Fomos visitar o museu da Chácara do Céu, que fica ao lado, e achamos essa surpreendente atração, que não existia quando fui por lá há alguns anos.


O que restou do casarão de 3 andares foi recuperado parcialmente há poucos anos, permitindo o passeio por passarelas e escadas em estruturas metálicas, em vãos amplos, sem os pisos, e com vidros nas aberturas laterais. A melhor visão está na coberta do prédio, acessível por escadaria não recomendada a pessoas com vertigem.
Foi a residência de Laurinda Santos Lobo, que promoveu eventos culturais até sua morte, em 1946. A casa foi um dos pontos mais efervescentes da vida cultural carioca durante muitos anos, até a morte da anfitriã, em 1946. O parque também é centro cultural, onde acontecem eventos artísticos no auditório e nas áreas ao ar livre.
Uma sugestão para chegar lá é pelo bondinho que sai da estação ao lado do prédio da Petrobrás, no centro, e passa pelos arcos da Lapa, parando num ponto onde há um mirante e a indicação para a Chácara do Céu (que também deve ser visitado na oportunidade) . Dali se chega a pé ao Parque com facilidade (uns 300 m). A passarela que liga o Parque ao Museu estava fechada, mas se estiver aberta fica muito fácil ir pelo Parque e chegar direto lá, senão tem que descer tudo e andar mais uns 200 m pela mesma rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário