quarta-feira, 9 de novembro de 2011

HOAX : Graviola cura o câncer


Deixo o esclarecimento de mais essa infelizmente falsa informação que está circulando pela internet com o pessoal do Quatrocantos:
http://www.quatrocantos.com/lendas/133_graviola.htm

Há séculos o curandeirismo faz a riqueza de alguns às custas das esperanças e das vidas dos outros. Eu era criança quando se "descobriu" que o chá da casca do ipê roxo "curava" o câncer. Coitadas das árvores, com tanta gente arrancando o seu "couro" para fazer vender a quem queria fazer chá. Hoje há quem diga que a árvore ajuda a reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia e da radioterapia. Um outro medicamento com o ipê-roxo é produzido pelo Lafepe - Laboratório Federal de Pernambuco, o Lapachol, classificado como anti-neoplástico, ou medicamento cuja finalidade é evitar ou inibir o crescimento e a disseminação de tumores. Isso também não significa cura, apenas auxilia no tratamento. Além do mais, qualquer substância que se diga medicinal deve passar pelo crivo médico antes de ser ingerida. E a ANVISA adverte para não sair comprando coisas milagreiras, em especial pela internet.

Há pessoas que afirmam ter melhora em seus sintomas a partir de uma substância que nada tem a ver com a sua doença. Isso é o chamado Efeito Placebo. E há os espertalhões que se apropriam de um ou outro depoimento ou caso de sucesso para sair divulgando remédios populares inertes, criando falsas esperanças nos doentes e nas suas famílias. Clique neste link para ver o interessante artigo do Dr. Dráuzio Varela com o título "A cura do câncer" para entender melhor a complexidade do problema, o nível de desconhecimento que envolve o tema e a dificuldade de uma cura alternativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário