terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Privataria Tucana : CPI, sim! Acordo PT x PSDB, não!

Uma semana depois do lançamento do livro Privataria Tucana foi suficiente para criar massa crítica em setores da opinião pública que o silêncio da grande mídia articulada com o PSDB e José Serra é muito revelador. Filminhos já viraram sucesso na internet com Serra como vilão, ora no papel de Hitler, ora de Smeagol (Senhor dos Anéis). E todo mundo comenta a cara de pau da Globo de mandar apenas o Merval Pereira fazer a defesa de Serra e "justificar" o abafamento das denúncias contra ele.

Não adianta mais esconder: já deu nos noticiários da Band (Boris Casoy enfático pedindo apuração das denúncias), na Record, Gazeta e Rede Brasil. Pelo mundo virtual, correntes de e-mails divulgam o livro. E isso é porque ninguém ainda conseguiu comprá-lo! Quem assumiu a cumplicidade com Serra, que vem de longe, agora terá que marchar com ele para onde a onda levar.

Num interessante bate-papo na TV, os senadores Humberto Costa, do PT, e Álvaro Dias, do PSDB, comentam o lançamento do livro. Vejam o vídeo para sentir que os tucanos, bola da vez, já tentam o "clinch", aquela manobra do box onde um lutador agarra o outro para parar a luta. O PT, não todo, mas as lideranças da sua corrente majoritária, que já não são os mesmos do tempo que seus militantes foram duramente combatidos pelo governo FHC (salários congelados, desemprego, perda de direitos), hoje faz de qualquer coisa uma "moedinha de troca". Álvaro Dias foi direto : vocês não investigam o livro Privataria Tucana que a gente não investiga o livro "O Chefe", de Ivo Patarra, que despeja uma porção de denúncias sem provas contra Lula.

Só o clamor da sociedade contra acordinhos  entre PT e PSDB pode fazer a verdade aparecer. Ainda há a possibilidade do PT, sob pressão, colaborar para que a CPI não fracasse. Seria uma grande burrice abrir mão da possibilidade de fazer, pela primeira vez, o PSDB ser investigado, já que no governo de FHC não houve nenhuma CPI para apurar escândalos que não são apenas os da privataria. O PT perderia com a omissão, tendo um estrago maior que todas as acusações que a o partido da mídia já assacou contra ele, por fugir à busca da verdade.

O PT não tem nada a perder, porque desde sempre foi fuçado, investigado, espezinhado, combatido, caluniado, etc. Ainda está viva na memória dos militantes a armação do sequestro do Abílio Diniz para colocar a culpa no PT em cima da votação do segundo turno de 1989. E a espionagem de assembléias e encontros do partido, ainda na ditadura (quem não se lembra da Globo sendo expulsa dos encontros do PT, onde só ia para filmar as caras para entregar aos órgãos de segurança)? Apesar de terem apurado fatos e usado violentamente mentiras para atacar o partido, nada de mais grave foi apurado, mesmo no Mensalão, onde os envolvidos são um punhado de pessoas, mas a conta foi atribuída a todo o partido.

Em suma : O PT já é puta velha de ser investigado com ou sem provas, pela mídia e pela oposição raivosas. Se hoje fizessem um acordo com o PSDB tipo "vamos investigar tudo de todo mundo", levaria imensa vantagem. Como alguém que já foi estuprado, humilhado, acusado falsamente, o PT só teria a ganhar no ringue da verdade do PSDB, que é virgem. Nunca se deixou apurar nada contra ele. O que escapou foi a origem do Mensalão no governo do Eduardo Azeredo, do PSDB, que de certa forma ajudou a empatar os prejuízos do escândalo.

Não podemos aceitar esse indecente abafamento da apuração das denúncias graves envolvendo dinheiro roubado do Brasil para uma meia-dúzia enriquecer. A mídia, tão ávida de pegar qualquer coisa com cara de denúncia e fazer escândalo, deveria, por coerência e respeito à democracia, exigir o mesmo no caso da Privataria. Quem não deve não teme. O PT tem que tomar a frente dessa investigação e buscar a verdade até o fim, senão dará um abraço de afogado no PSDB e se nivelará com os corruptos que sugam o país desde que Cabral chegou por aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário