quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Caso Eloá : Erros da polícia não serão julgados?

Quem tem memória lembrará da desastrosa ação da PM paulista que resultou na morte da jovem Eloá, cujo assassino agora está em julgamento ocupando as principais manchetes. No seu depoimento, o negociador do GATE disse que a operação de invasão do apartamento foi deflagrada a partir da convicção de que o sequestrador iria radicalizar e matar os reféns. As imagens de TV, no entanto, mostram Lindberg com Eloá na janela por várias vezes com mais de 10 cm de cabeça exposta acima da garota, permitindo a neutralização por atirador de elite. O morto teria sido outro.

Não podemos esquecer que a PM também reenviou à cena do sequestro a amiga de Eloá, menor de idade, submetendo-a a risco a partir da idéia de que ela poderia negociar com o desequilibrado. O desfecho poderia ter sido pior, mas na época poucos criticaram e a polícia, no seu corporativismo, considerou tudo normal. Vale a pena ver de novo o vídeo de um instrutor da SWAT criticando a ação policial no Fantástico, naquela época.

Um comentário:

  1. O Lindemberg Alves foi condenado a 98 anos de prisão (30 anos dele + 30 anos da polícia + 38 anos da mídia sensacionalista).

    ResponderExcluir