Mais ainda: grandes reservas internacionais superiores à dívida externa, redução drástica da fome, expansão inédita das redes de distribuição elétricas, política externa independente, reequipamento das forças armadas sucateadas, moeda valorizada, entre outras coisas. O que é tudo isso? Competência ou sorte? Acho que são as duas coisas juntas.
Os que odeiam Lula por preconceito contra trabalhadores, chamando-o de "apedeuta", mordem-se de raiva com tudo isso e atribuem o sucesso à "continuação do legado de FHC". E dizem que ele tem, acima de tudo, muita sorte da "colheita dos frutos" do plantio tucano ter acontecido no mandato dele. Para eles, o Bolsa Família é a continuidade dos programas assistenciais da D. Ruth Cardoso e, na economia, tudo vem da implantação do Real, que é do tempo de Itamar Franco. Não deixam nenhuma brecha para admitir que há competências do governo Lula.
Ao governo Lula deve-se dar o desconto da herança maldita do período FHC, que deixou o dólar a R$ 4,00, a inflação alta, taxas de juros estratosféricas, insolvência, dívidas com o FMI e outras agências financiadoras, baixo poder aquisitivo da população, programas assistenciais de baixo espectro. Nos aspectos negativos está a cooptação do movimento social, impedindo o avanço da luta por mais direitos para os trabalhadores e por uma plataforma socializante.
E a oposição, tem azar ou é incompetente mesmo? Por que FHC não apresentou resultados positivos nos seus 8 anos de mandato? Por que a oposição não conseguiu impedir a reeleição de Lula com o escândalo do mensalão do PT, e agora pode ser extinta em parte pelo mensalão do DEMO? Por que os governos estaduais tucanos (SP, RS e MG) não conseguem mostrar muita coisa positiva? Azar ou incompetência? Acho que são as duas coisas juntas, também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário