Hoje foi dia de balanço da Copa de 2010 e de início das preocupações com a de 2014 no Brasil. Na prática, serão dois anos e meio para tudo ficar pronto, de estádios a portos, hotéis e aeroportos. Quanto a estes, o governo já fala em fazer "puxadinhos", pois o investimento seria muito alto. A CBF já fala em dividir os jogos da fase de grupos em 4 áreas, evitando deslocamentos muito grandes e de difícil conexão. Esse foi um problema que fez muita gente perder os jogos por atrasos de vôos, pois o tráfego entre as cidades não tinha muitas opções.
Tirando as tentativas golpistas de uns para derrubar o governo de outros, o fato é que há gargalos hoje, talvez nem por falta de estrutura de aeroportos, mas por conivência da ANAC com empresas que conseguem emplacar diversas partidas de vôos com poucos minutos de diferença, economizando ao ocupar uma equipe intensamente em uma faixa do dia.
Em Brasília, a TAM sempre fez isso, nos vôos que vão das 18 às 22h. O problema é que dão o embarque no horário, para não ter multas, e os passageiros ficam muito tempo dentro dos aviões esperando a autorização para a decolagem. Já peguei mais de uma hora naquele aeroporto. Quando voava de Brasília a Fortaleza com freqüência, já sabia até estimar o atraso, tão pontual ele era.
Hoje saindo de Brasília para o Rio esperei 45 minutos além do horário para decolagem, num avião da Webjet, esperando a "fila" andar. Tirei umas fotos mostrando a fila à frente do avião onde estava, e na retaguarda, uma fila enorme. Para completar o problema, com a alta densidade de vôos num curto espaço de tempo ( e longos horários sem movimento), as salas de embarque não aguentam tanto movimento, e a maioria das pessoas espera em pé. Hoje teve até engarrafamento dos ônibus que levam as pessoas do terminal aos aviões. O problema não me parece tão físico, porque há uns 3 anos foi feita uma segunda pista que deveria solucionar os problemas de atrasos, o que não aconteceu.
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