Hoje vi na Fox News, que é de direita ferrenha anti-Obama, o programa do apresentador Glenn Beck. O cenário é cheio de telões e quadros-negros com gráficos e esquemas, e tem ainda um quadro magnético onde estão os símbolos de entidades e retratos de lideranças, algumas com um distintivo com a foice e o martelo ao lado. O apresentador parece ter saído de uma daquelas sessões do congresso americano nos anos 50, no auge da Guerra Fria, onde se caçavam as "bruxas comunistas" a partir do patrulhamento ideológico praticamente sem provas, que redundava em demissões e até em prisões dos "conspiradores". Detalhe: a direita americana faz caça às bruxas até sem existir mais a União Soviética...
O apresentador começou mostrando um recorte do jornal New York Times com uma matéria dizendo que o Tesouro americano seria o responsável pela inflação nos alimentos no mundo. Aí fez o link com as revoltas que estão acontecendo nos países árabes, que têm como uma das razões o aumento dos preços. Depois pegou o depoimento de um líder egípcio agradecendo à central sindical americana AFL-CIO o apoio na rebelião. Imagens de protestos na India se ligam a isso, e vem a Líbia no bolo, e logo está lá, fora do contexto, o discurso de ontem de Obama.
O apresentador é teatral, parece um Datena menos dependente do ponto no ouvido, e tenta construir uma lógica em meio a fatos isolados para provar que Obama foi complacente com Mubarak e com Kadafi, porque faz parte da conspiração junto com os servidores públicos de Ohio e Wisconsin que estão protestando, e no final botar todo mundo no mesmo saco do comunismo. Até o Tesouro faz parte do esquema! O programa é um primor da manipulação, de fazer os nossos direitistas babarem. Pensando bem, a turma demo-tucana poderia ser pior. A Globo, também.
Vendo esse e outros programas da Fox, todos na mesma linha, botando em evidência o Tea Party, Sarah Palin e outros expoentes da direita raivosa, a gente até acha o Obama um cara legal, socialista, um revolucionário marxista. E até tem vontade de apoiá-lo contra essa turma, que se chegar ao poder com o sangue na boca fará o maior estrago no mundo. Eles já teriam distribuído bombas à vontade pelo Oriente Médio, atacado o Irã, acabado com sindicatos, demitido boa parte do serviço público e arrochado salários para baixar os impostos que os ricos deveriam pagar. Espero não chegar o dia que teremos saudades de Obama, Hillary e cia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário