O trem sai da estação ferroviária Hlavna Stanica, no centro de Bratislava, em vários horários (vide site da empresa ZSSK), podendo ter mais ou menos paradas até Praga. O nosso parou em Kuty (SK), Brno (CZ) e Breclav (CZ), gastando cerca de 4:15h no percurso. A passagem na segunda classe, ida e volta, custou 30,10 euros. A marcação do assento (só da ida) foi 2 euros. Se fosse de primeira classe, o preço subiria cerca de 50%.
Creio que por andar apenas no territorio da antiga Tchecoeslováquia, o preço seja bem mais em conta que se pegássemos o trem em Viena, que segue um outro caminho e custa 67,4 euros somente a ida, na segunda classe, apesar da distância ser parecida.
A paisagem é predominantemente rural, cortada ora por florestas ou por cidades de pequeno porte, à exceção de Brno, que é a segunda maior cidade da República Checa e capital da região da Morávia.
A paisagem é predominantemente rural, cortada ora por florestas ou por cidades de pequeno porte, à exceção de Brno, que é a segunda maior cidade da República Checa e capital da região da Morávia.
A marcação de assento é importante para evitar dissabores, porque você pode ocupar o assento de outra pessoa que reservou e acabar desalojado, viajando em pé no corredor fora das cabines. Nas paradas nas cidades o trem foi enchendo, e havia até cachorro no corredor lotado. A estação ferroviária de Praga é aparentemente descuidada e necessita de reparos, mas descendo-se para o subsolo surge um verdadeiro shopping, novinho, que dá acesso ao metrô linha C.
O ticket do metrô pode ser comprado numa loja de conveniência próxima às roletas, e custa 32 HRK (coroas checas). Para calcular aproximadamente o valor em reais, divida o valor por 10, e descubra que o metrô é caro para padrões brasileiros, na base de R$ 3,20 por viagem. Os trens que pegamos, até aqui, são bem novos, assim como as estações. O movimento não parece ser grande, daí os trens terem uma frequência pequena.
O ticket do metrô pode ser comprado numa loja de conveniência próxima às roletas, e custa 32 HRK (coroas checas). Para calcular aproximadamente o valor em reais, divida o valor por 10, e descubra que o metrô é caro para padrões brasileiros, na base de R$ 3,20 por viagem. Os trens que pegamos, até aqui, são bem novos, assim como as estações. O movimento não parece ser grande, daí os trens terem uma frequência pequena.
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