Pagamos no Brasil tarifas das maiores do mundo em telefonia celular, em internet e TV paga (a cabo, satélite, etc). Quanto deveria custar um pacote de TV por assinatura? Hoje andando numa comunidade pacificada do Rio tive a noção de quanto pagamos a mais.
Antes das UPP, o que havia nas comunidades dominadas era o "gatonet", ou seja, a TV cujo sinal era vendido ilegalmente pelos traficantes (ou milicianos, ou ambos). Por cerca de R$ 30, o morador podia ter um pacote com praticamente todos os canais livres. Quando as UPPs foram implantadas, as provedoras de TV por assinatura eliminaram o fornecimento pirata, e passaram a oferecer pacotes a preços mais populares.
Como não existe filantropia em empresa capitalista, o valor cobrado "promocionalmente" de milhares de potenciais clientes das operadoras de TV paga não deve dar prejuízo. E mais: terminada a "promoção", o reajuste nos preços significará a perda do cliente, que não pode pagar o preço normal do pacote. As operadoras não deixam de pagar impostos, não têm menos custos na instalação dos equipamentos, então, por que a diferença de preços? Responsabilidade social? Nada disso! Podem oferecer um preço menor, ter um bom lucro e ampliar a base de clientes.
No caso da promoção da foto acima, o valor de R$ 69,90 corresponde ao pacote Essencial da Via Embratel, que no seu site é oferecido a R$ 49,90 aumentado de R$ 20 após 6 meses. Não chega aos pés do que o "gatonet" oferecia, mas as condições oferecidas às comunidades pacificadas são excepcionais. Porque não oferecer para todo mundo isso? A resposta é o sobrelucro que as pessoas pagam, já que o setor é oligopolizado, sem muita concorrência.
Antes das UPP, o que havia nas comunidades dominadas era o "gatonet", ou seja, a TV cujo sinal era vendido ilegalmente pelos traficantes (ou milicianos, ou ambos). Por cerca de R$ 30, o morador podia ter um pacote com praticamente todos os canais livres. Quando as UPPs foram implantadas, as provedoras de TV por assinatura eliminaram o fornecimento pirata, e passaram a oferecer pacotes a preços mais populares.
Como não existe filantropia em empresa capitalista, o valor cobrado "promocionalmente" de milhares de potenciais clientes das operadoras de TV paga não deve dar prejuízo. E mais: terminada a "promoção", o reajuste nos preços significará a perda do cliente, que não pode pagar o preço normal do pacote. As operadoras não deixam de pagar impostos, não têm menos custos na instalação dos equipamentos, então, por que a diferença de preços? Responsabilidade social? Nada disso! Podem oferecer um preço menor, ter um bom lucro e ampliar a base de clientes.
No caso da promoção da foto acima, o valor de R$ 69,90 corresponde ao pacote Essencial da Via Embratel, que no seu site é oferecido a R$ 49,90 aumentado de R$ 20 após 6 meses. Não chega aos pés do que o "gatonet" oferecia, mas as condições oferecidas às comunidades pacificadas são excepcionais. Porque não oferecer para todo mundo isso? A resposta é o sobrelucro que as pessoas pagam, já que o setor é oligopolizado, sem muita concorrência.
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