quinta-feira, 24 de maio de 2012

CPI do Cachoeira goteja, mas pode inundar

Até agora a CPI do Cachoeira, que poderia ser também do Demóstenes, da Veja, do Perillo, da Delta, do Sérgio Cabral e do Agnello, anda de lado. Goteja. Até aqui quem falou foi quem investigou, no caso, o pessoal da Polícia Federal. Se do Congresso nada sai, na mídia a fonte também secou, com a prisão dos arapongas que forneciam material para a VEJA forjar as matérias que o resto da mídia repercutiria.

Moral da estória: hoje quase saem tapas entre os partidos. A oposição quer avançar mais rápido; o governo segura tudo, porque a CPI tem muita moeda de troca. Ela vai para onde o governo quiser, seja acusando gente da oposição, seja pressionando a base aliada. Virou um instrumento de controle parlamentar, por isso essa sensação de que nada avança. Se a oposição piar, toma ameaça. Se o PMDB quiser mais espaço, a chapa esquenta para o Cabral. Se a mídia chiar, sobra para a VEJA. Confortável para o governo.

Só fatos novos podem destravar a CPI. Da parte dos acusados, nada é esperado, pois a ordem é de calarem o bico usando prerrogativas constitucionais. Os dados disponibilizados na tal sala secreta do Congresso agora são acessíveis pelos assessores dos parlamentares, e de lá pode sair alguma coisa, porque com as canetinhas e óculos de espionagem que hoje se vende na Internet fica fácil fotografar os documentos. Mesmo assim, quem pegar a informação terá que arriscar o pescoço para repassar à mídia.

A esperança de ver alguém na cadeia não está no Congresso, mas no prédio vizinho, no Supremo, que está cozinhando o julgamento do Mensalão. As reservas de moedinhas políticas do governo estão sendo guardadas para tentar livrar a cara de Zé  Dirceu e seu bando, os caras que destruíram o PT por um punhado de mensalões. A justiça é uma instância política de poder, por isso as pressões externas podem influir nos resultados dos julgamentos, como já vimos antes.

Enquanto não forem dados passos no Supremo, a CPI fica parada, e tanto o governo como a oposição vão fazendo guerra de trincheiras, esperando a hora de um acordão (não confundir com acórdão) que abra o forno das pizzas no calçadão que separa os prédios da Praça dos Três Poderes. O episódio Gurgel, que inflamou a CPI nos primeiros dias porque ele nada fez contra Demóstenes mesmo com evidências de batom na cueca, estranhamente desapareceu. Dele será o relatório sobre os acusados do Mensalão.

Se o Supremo fizer alguma "gracinha" no entender do governo, como um julgamento independente do Mensalão, além da CPI do Cachoeira poder virar uma inundação, a da Privataria, que está na geladeira , pode ir para o forno e pode estragar a festa que a oposição faria pela condenação de Dirceu & caterva. Tá tudo dominado, até aqui, mas pode mudar de repente. Estão só estocando pólvora.  

Um comentário:

  1. ACHO QUE O SR. GURGEL SERÁ QUE NEM O SR. PROTÓGENES; DESCOBRIU AS FALCATRUAS; E VIU QUE NÃO DARIA EM NADA RESOLVEU SE CANDIDATAR A DEPUTADO OU SENADOR POR UM PARTIDO QUALQUER E PASSOU A USUFRUIR AS BENESSES DO CONGRESSO NACIONAL FORMADO POR PESSOAS DE MÁ ÍNDOLE E DIRIA ATÉ MORALMENTE "MAU CHEIROSAS" POIS NÃO TRABALHAM E SABEM AVANÇAR NO ERÁRIO PÚBLICO COMO NINGUÉM CONSEGUE NESTE PAÍS.

    ATÉ QUEM LUTOU CONTRA A DITADURA E HOJE ESTA NO PODER DESFAZ TUDO PELO QUAL DIZIA QUE ACREDITAVA.

    ATÉ O EX-PRESIDENTE ANTERIOR ENTROU NESTA JOGADA. ELE QUE NEM O DEMÓSTENES ERA O GUARDIÃO DA MORAL E DOS BONS COSTUMES. QUANTA FALSIDADE.! QUE GENTE HIPÓCRITA E DESMORALIZADOS E DIRIA MAIS ; MENTIROSOS E ENGANADORES; E ESTÃO SE LOCUPLETANDO E PELO QUE VI NA TELEVISÃO ( NOTICIÁRIO DA NOITE ANTERIOR) ; UMA PARTE DA TURMA DO MENSALÃO JÁ ESTÁ SE LIVRANDO. QUEM SABE VÃO APENAS ENCOSTAR NO "SR. MARCOS VALÉRIO" QUE IRÁ RECEBER ALGUMA PENA ALTERNATIVA.

    ESTE PAÍS NÃO TEM JEITO. VIVE DE COPA DO MUNDO E OLÍM-PIADAS ; BALADA ; NOVELAS DA REDE BOBO E NEM SE IMPORTA COM O ESSENCIAL ; EDUCAÇÃO ; SAÚDE ; JUSTIÇA ; MELHORAS DO PODER AQUISITO.

    VIVE-SE COM A MAIOR CARGA DE TRIBUTOS MUNDIAIS. UM PAÍS DESTE RICO QUE PODERIA SER BEM GERIDO ; MAS ATÉ HOJE ; APÓS MAIS DE 500 ANOS AINDA NÃO APRENDEU.

    ACHO QUE NEM EM MAIS 500 ANOS SERÁ DECENTE .!

    COMO NÃO SOU ANÔNIMO ; HPN ; MATRICULA 3984740-3 . ESPERANDO QUE UM DIA AS COISAS MUDEM. NÃO ACREDITO .!

    ResponderExcluir