A ciência estatística não chegou aos elaboradores do portal IG. A idéia até que é interessante como jogada de marketing, para atrair mais e mais pessoas ao site para votarem e com isso faturar mais em propaganda. Fazer a provocação e ganhar com isso. A primeira pesquisa apontou FHC como o presidente que mais fez pelo Brasil. Só não disseram o que ele fez. Ganhou com o dobro de votos de Lula. Agora FHC usa isso para tirar vantagem sobre Lula tendo como base essa pesquisa furada. A idéia é provocar, só que a torcida pró-Lula não entrou na disputa e deu esse resultado estatisticamente furado, que não respeitou uma amostra representativa da sociedade.
A nova pesquisa pergunta quem é "quem você acha que é o craque do Brasileirão" com seis opções: Lucas (São Paulo), Ronaldinho Gaúcho (Atlético MG), Fred (Fluminense), Danilo (Corinthians), Leandro Damião (Internacional) e Neymar (Santos). Se craque é o cara que faz mais gols, a ordem para opções deveria ser : Love (Flamengo), Fred (Fluminense), Luiz Fabiano (São Paulo), Alecsando (Vasco) e mais uma porção de gente até chegar às demais opções da "pesquisa". Quem montou a pesquisa deve focar a disputa em São Paulo, com três times que não estão na cabeça do campeonato e jogadores que não são os principais artilheiros.
Em algum momento alguém dirá que isso pode até puxar uns incautos torcedores para dar acessos ao site, mas a credibilidade do IG poderá ser abalada, o que é ruim para quem vive de consumidores procurando conteúdo sério. Normalmente o marketing se baseia em estudos estatísticos do mercado. Essa inversão, de botar o marketing para fazer estatística, é uma jogada de risco.
A nova pesquisa pergunta quem é "quem você acha que é o craque do Brasileirão" com seis opções: Lucas (São Paulo), Ronaldinho Gaúcho (Atlético MG), Fred (Fluminense), Danilo (Corinthians), Leandro Damião (Internacional) e Neymar (Santos). Se craque é o cara que faz mais gols, a ordem para opções deveria ser : Love (Flamengo), Fred (Fluminense), Luiz Fabiano (São Paulo), Alecsando (Vasco) e mais uma porção de gente até chegar às demais opções da "pesquisa". Quem montou a pesquisa deve focar a disputa em São Paulo, com três times que não estão na cabeça do campeonato e jogadores que não são os principais artilheiros.
Em algum momento alguém dirá que isso pode até puxar uns incautos torcedores para dar acessos ao site, mas a credibilidade do IG poderá ser abalada, o que é ruim para quem vive de consumidores procurando conteúdo sério. Normalmente o marketing se baseia em estudos estatísticos do mercado. Essa inversão, de botar o marketing para fazer estatística, é uma jogada de risco.
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