Zoneamento de transportes em Estocolmo (Fonte: SL) |
O visitante (ou qualquer pessoa que queira usar o sistema por poucos dias, mesmo local) tem a possibilidade de comprar passes válidos por 24h, 72h ou 7 dias a preços mais em conta, com uso ilimitado no sistema:
Travelcards | Full price (SEK) | Reduced price (SEK) |
---|---|---|
24 hours | 115 | 70 |
72 hours | 230 | 140 |
7 days | 300 | 180 |
Para isso terá que comprar o cartão Acess por 20 kronor (ou SEK ou R$ 8). Os passes ficam respectivamente, por R 40, R$ 80 ou R$ 100. Muito caro? Depende do uso. Andamos a pé nas áreas próximas durante 4 dias, sem necessitar cartão, porque queríamos sentir a cidade. No quinto dia compramos o Stockholm Card, que serve para visitar até 80 atrações e no prazo de validade permite o uso ilimitado do transporte da SL. Ontem compramos o cartão 24 horas e fomos visitar amigos, rodar subúrbios, etc.
Como o turista deve proceder? Nas estações, nas lojas 7 Eleven e Presbyran vendem os cartões Acess por SEK 20, que já podem ser carregados com o tipo de tarifa desejada. Nas catracas é só passar sobre os locais indicados. O prazo passa a valer a partir da hora da primeira viagem, que fica registrada no cartão. Há locais onde não há catraca, e o esperto poderia pensar em entrar no trem sem pagar. O risco é de ser pego e pagar uma multa de algo em torno de R$ 500. Importante : OS ÔNIBUS E VLTs NÃO VENDEM PASSAGENS! Para compras em dinheiro só nas lojas e num guichê ao lado das catracas do metrô. Nas máquinas de auto-atendimento deve-se colocar o cartão Acess num local e o cartão de crédito em outro. Há menus em inglês e deve-se procurar a opção "All tickets', onde aparecerá a tela de uma das fotos onde ao se apontar uma delas aparecerá ao lado a informação dos preços.
Display na parada de ônibus informa chegadas |
E como é que o cidadão sueco vive com um transporte desse preço? Tudo é de muito boa qualidade. Nos pontos de ônibus há painéis indicando quanto tempo falta para o transporte chegar. Se houver engarrafamento, ele atualiza. Na entrada do metrô há painéis que indicam quanto falta para os trens chegarem, permitindo que a pessoa corra ou não até a plataforma. Quando um ônibus para no ponto a lateral onde ficam as portas se inclina, reduzindo a altura do degrau para quem entra ou sai. Além do espaço para a cadeira de deficientes há duas vagas para carrinhos de bebê. Em algumas linhas é possível entrar com bicicletas. Deficientes podem pedir serviços de rampa por telefone para lugares de maior desnível. Mais: em ônibus, a pessoa que leva um carrinho de criança não pag(e ninguém fica dizendo que "tem mulher parindo só para ter ônibus grátis"
, por aqui)! Você pode saber os horários dos trens pelo celular. Tudo muito pontual, limpo, organizado e principalmente sem o sufoco que vemos no Brasil.
Ônibus em Estocolmo |
, por aqui)! Você pode saber os horários dos trens pelo celular. Tudo muito pontual, limpo, organizado e principalmente sem o sufoco que vemos no Brasil.
As decisões sobre os meios de transportes urbanos são descentralizadas. Na Suécia a divisão política tem a forma de municipalidades poderosas (o imposto de renda é municipal e a alíquota varia de um para outro) e governo federal que também tem seus impostos. Há 22 blocos de municípios que atuam como pequenos estados, mas só coordenam investimentos nas áreas de transportes, saúde e segurança. As ações de transporte mais importantes estão próximas do cidadão, porque cerca de 80% dos recursos está nas mãos dos prefeitos, ficando para o governo federal as estradas nacionais.
Do site da SL extraímos:
"Desde primeiro de janeiro de 2011 Tráfego Board é responsável pelo transporte público em terra, no mar e para pessoas com deficiência.O Conselho tem a responsabilidade global para o planejamento e contratação de serviços, e monitora o negócio.O Comitê é responsável para o tráfego do Conselho e elaborar propostas para o Plano de Manutenção Traffic. Ele também irá colaborar com os municípios vizinhos, conselhos municipais e outras partes interessadas para alcançar soluções eficientes de tráfego na região.A missão do Conselho é também para interagir com as pessoas com deficiência para torná-lo mais fácil para os idosos e pessoas com deficiência a usar o transporte público.O Conselho é composto por 17 membros nomeados pelo Conselho do Condado."
Espaço em ônibus para carros de bebês |
Um desavisado poderia dizer:" o serviço é caro, por isso é bom!" ou "eles estão sempre expandindo o serviço, que já é bom, porque a tarifa cobre isso". Ou ainda : "isso é muito caro, e as pessoas deveriam se revoltar para forçar baixar os preços, como no Brasil". Aí entra o pulo do gato, que o visitante praticamente não vê porque compra passagens de curto prazo: para quem precisa usar todo dia, o preço é outra coisa:
Bilhete | Inteira | Rebaixados * |
---|---|---|
Passagem de 7-dias | 300 kr | 180 kr |
Bilhete de 30 dias | 790 kr | 490 kr |
Bilhete de 90 dias | 2300 SEK | 1400 SEK |
Ticket verão de maio a agosto | 2400 SEK | SEK 1450 |
Entrada anual | 8300 SEK | 4990 |
Sujeito a erros e mudanças. * Você sabe quem pode viajar a preços reduzidos, leia mais na página Rebaixados e descontos .
Metrô em Estocolmo |
Chamamos a atenção para o preço da passagem anual inteira: 8300 SEK. Isso quer dizer aproximadamente R$ 3 mil. Isso é o valor que um trabalhador ganha inicialmente (não tem salário mínimo) por aqui num mês. Mas se tiver, pagará R$ 8,33 por dia. Ilimitado. O bilhete de 30 dias custa uns R$ 270, ou seja, uns R$ 9 por dia. Fim de semana inclusive.
Aí você tem no Rio de Janeiro um metrô onde o bilhete múltiplo não tem desconto nenhum. Uma integração de ônibus com metrô sai por R$ 4,30 (ida e volta = R$ 8,60). Isso para um serviço com horários irregulares, sem muitas informações, lotado, em veículos em geral antigos, poluentes, ruins. E vem a pergunta fatal: será que lutamos por apenas 20 centavos, ou isso é só a pontinha do iceberg? Os suecos lutaram para conquistar isso. Não foi nenhuma dádiva de um "rei bonzinho", que só existe em contos de fadas.
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