Esse tipo de notícia não sai na mídia a não ser que alguém denuncie. Neste caso, fui testemunha e poderia a esta hora ser vítima de um potencial acidente de grandes proporções no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.
Saí de Recife no vôo TAM JJ 3081 com destino ao Rio, com previsão de chegada para 21:45h. Na chegada ao Rio o tempo estava pouco nublado, mas pude pela janela acompanhar a aproximação, que estava normal. Sobrevoamos a baixa altitude a Baixada Fluminense alinhados com a pista do aeroporto, cruzamos a BR-040 e já estávamos acima do mar faltando poucos segundos para tocar a pista quando sentimos a aceleração das turbinas, o recolhimento do trem de pouso e vimos o aparelho sobrevoar o aeroporto ganhando altitude.
Momentos antes o piloto informara que o pouso estava autorizado e que a tripulação se preparasse para a descida, como de praxe, agradecendo e tudo. Depois do ocorrido, informou aos passageiros que precisou fazer a manobra porque a torre informou que uma aeronave da British Airways não havia desocupado a pista onde desceríamos, o que poderia causar uma colisão de graves consequências.
Graças à habilidade do piloto e ao bom estado da aeronave a manobra foi bem sucedida e pousamos às 22h tranquilamente. Agradeci aos profissionais da TAM, reconhecendo a qualidade técnica do piloto. Quando saí do aeroporto é que comecei a ficar tenso, pensando no que poderia ter acontecido, e resolvi denunciar a situação ao DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo , da Aeronáutica, para que seja aberto processo investigatório e se apure as responsabilidades pelos fatos.
Para minha surpresa, pesquisando no Google, encontrei outros casos semelhantes no mesmo aeroporto, até com colisão leve entre aeronaves. Fico no aguardo de retorno da investigação. Segundo o DECEA, deverão responder em 20 dias.
Saí de Recife no vôo TAM JJ 3081 com destino ao Rio, com previsão de chegada para 21:45h. Na chegada ao Rio o tempo estava pouco nublado, mas pude pela janela acompanhar a aproximação, que estava normal. Sobrevoamos a baixa altitude a Baixada Fluminense alinhados com a pista do aeroporto, cruzamos a BR-040 e já estávamos acima do mar faltando poucos segundos para tocar a pista quando sentimos a aceleração das turbinas, o recolhimento do trem de pouso e vimos o aparelho sobrevoar o aeroporto ganhando altitude.
Momentos antes o piloto informara que o pouso estava autorizado e que a tripulação se preparasse para a descida, como de praxe, agradecendo e tudo. Depois do ocorrido, informou aos passageiros que precisou fazer a manobra porque a torre informou que uma aeronave da British Airways não havia desocupado a pista onde desceríamos, o que poderia causar uma colisão de graves consequências.
Graças à habilidade do piloto e ao bom estado da aeronave a manobra foi bem sucedida e pousamos às 22h tranquilamente. Agradeci aos profissionais da TAM, reconhecendo a qualidade técnica do piloto. Quando saí do aeroporto é que comecei a ficar tenso, pensando no que poderia ter acontecido, e resolvi denunciar a situação ao DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo , da Aeronáutica, para que seja aberto processo investigatório e se apure as responsabilidades pelos fatos.
Para minha surpresa, pesquisando no Google, encontrei outros casos semelhantes no mesmo aeroporto, até com colisão leve entre aeronaves. Fico no aguardo de retorno da investigação. Segundo o DECEA, deverão responder em 20 dias.
Cara, isso acontece todo dia e em todo aeroporto do MUNDO.
ResponderExcluirÉ um procedimento seguro, pode ficar tranquilo.