domingo, 2 de maio de 2010

Patrocínios empresariais degeneram 1° de Maio

Cinco empresas estatais que exploram trabalhadores patrocinaram as festas do Dia do Trabalhador da CUT, Força Sindical e UGT, desembolsando cerca de R$ 2 milhões, a título de marketing, já que nos eventos se estimava que quase dois milhões de pessoas compareceriam.

Enquanto a mídia da direita tenta criminalizar a presença de Lula nos eventos, acompanhado de Dilma Roussef, como se Lula nunca tivesse sido trabalhador e agora só fosse lá fazer campanha, com apoio de dinheiro público, tenho uma crítica bem diferente. Sindicato e central sindical que se prezem, que tenham um dia defendido que trabalhadores e patrões são classes diferentes e antagônicas, não podem se corromper a ponto de colocar dinheiro da exploração e fazer propaganda das marcas patronais nos seus eventos.

A direita sempre tenta tirar do 1° de Maio o seu caráter de dia de luta de uma classe contra outra, apostando na conciliação representada pela expressão "dia do trabalho", e não "dia do trabalhador". O trabalhador do BB, CEF, Petrobrás, BNDES e Eletrobrás, que rala a cada campanha salarial para repor pelo menos a inflação e tentar repor alguma coisa roubada pelo governo do FHC, deve se sentir constrangido ao ver que o seu patrão está aliado ao seu dirigente sindical e patrocinando oseu dia de luta. Ou os patrões dessas estatais estão rasgando dinheiro, ou aplicam as verbas de propaganda para a comprar as consciências de dirigentes sindicais e trabalhadores incautos.

2 comentários:

  1. Perfeito!

    E, por isso, desagrada a todos.

    Continue assim!

    Lucio Faller
    Vitória-ES

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  2. vou refletir muito sobre .... Viviane - vitoria/ES

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