Lima Neto foi afastado da presidência do BB hoje, pela resistência do banco à redução do absurdo "spread" bancário que impacta os juros ao consumidor e dá fortunas aos banqueiros. O novo presidente será o atual vice-presidente de Cartões e Novos Negócios de Varejo, Aldemir Bendine,conforme fontes do banco. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, dará entrevista coletiva às 2 da tarde para explicar a troca. Lula não assumiu a responsabilidade pela demissão, e diz que Lima Neto "pediu prá sair".
O mercado não gostou. As ações caem. Miriam Leitão diz na sua coluna que os acionistas minoritários são prejudicados com a intervenção do governo na condução de negócios, e a queda dos juros deve forçar à queda dos lucros. Problema do mercado! O país não pode ser uma teta para rentistas. Peguem o dinheiro e invistam na economia real, como bons capitalistas.
Em busca de resultados mais imediatos no combate à crise e manutenção do nível de atividade, o crédito barato e farto é uma arma poderosa, e o governo está vendo que não manda muito em certos feudos nas mãos de tucanos remanescentes e da base aliada, em especial do povo do Sarney e do lobby do agronegócio. Fora os tiros nos pés dados por petistas aloprados que se limitaram a fazer o fisiologismo dos cargos e ações de algum impacto social, mas de pequena abrangência.
O jogo em 2010 será duro, e mais difícil ainda se o país entrar no atoleiro econômico, daí, enfim, estarem pressionando o tucano-mor, Meireles, a baixar os juros, e as cabeças dos resistentes serem mais facilmente guilhotináveis. Saindo Lima Neto, a mudança tem que chegar até o cerne do poder no BB, ao núcleo duro que, entra governo, sai governo, é quem manda. E é contra o atual governo.
Seu comentário na mensagem ao colegasbb foi certeiro. O governo não está nem aí para os acionistas do BB. Quem irá cobrar depois ? e de que maneira ?
ResponderExcluirBoa páscoa para você e família.
Flávio Gondim Beleza
Afabb-df
Fortaleza, 09/abril/2009
ResponderExcluirCaríssimo "Alvinho"
Parabéns pela seriedade com que os assuntos são tratados em seu Blog. Até quando vamos ser suportar esse roubo eu não sei... mas, como disse Churchil, "Pode-se enganar muitos por todo tempo, mas não todos por muito tempo".
Quem viver verá.
Um grande abraço
Franciss
AFABB-CE