Estou completando uma viagem de cerca de 3.000 km de carro de Quebec a Niagara Falls, indo e voltando por caminhos diferentes e visitando várias cidades, e não vi nenhum pedágio até aqui em estradas federais ou provinciais. O único trecho pedagiado que tomamos conhecimento foi uma via expressa em Toronto, onde vai quem quer, porque a via sem pedágio tem alguns engarrafamentos mas é reta e ótima.
Para amenizar a crise, o governo canadense está reformando quase todas as estradas, sendo constantes os desvios para obras, o que causa retenções. As placas indicam que 100.000 empregos estão sendo criados nesse PAC local. Ontem andamos na menos boa de todas, a que acessa Ottawa a partir de Kingston. Mão-dupla, qualidade de BR boa, com acostamento, bem sinalizada, faixas alternativas para ultrapassagem, etc.
Ainda sobre estradas, a multa para excesso de velocidade nos trechos em obra é em dobro. Logo que peguei a primeira estrada tive dúvidas sobre a unidade usada. As placas mostravam apenas os números. Em cada saída, as placas locais traziam o "km/h". Cheguei a pensar que nas estradas era milha/h, ou seja, 0 número 100 indicaria 160km/h, e felizmente não fui abordado por nenhuma autoridade enquanto pensava assim. Depois que caí na real fui seguido e entrevistado por uma patrulha rodoviária. A polícia gentilmente (sem ironia) pediu para pegar leve, porque há uma tolerância implícita no limite de 100km/h, etc. Esse valor está entre 110 e 120 km/h. O adequado é seguir o grupo que anda mais rápido e não ser o líder.
Depois vi placas mostrando equivalências entre milhas e quilômetros, com as respectivas multas. Quem acha que 100 é milhas, e anda no limite, paga mais de 2000 dólares canadenses de multa. Se a velocidade for 50km/h acima do limite, há uma multa adicional de 10.000 $CAN. Falar no celular, jogar lixo nas estradas, tudo tem multas pesadas, mostradas com valores em placas.
Se o Canadá fosse São Paulo, acho que pagaria mais de pedágios que de combustíveis. Mesmo com um forte debate sobre equilíbrio fiscal por aqui, o governo não partiu para taxar as estradas. Já as prefeituras pegam pesado. É impossível parar um carro sem pagar numa rua de Montreal, Toronto ou Ottawa. Parquímetros para todo lado, e preços elevados. Os estacionamentos particulares pegam pesado: em geral de $CAN 3 a 6 por MEIA HORA ou menos! Ou uns 5 as 11 reais por hora.
No Brasil tem esses preços nas áreas centrais, mas por aqui é muito maior a abrangência. E a fiscalização é implacável. Não tem conversa com o guarda. É multa mesmo! Ainda não chegaram à sofisticação da indústria da multa brasileira, com os pardais e radares para todo lado. Aqui só vimos um radar numa rodovia federal, móvel.
Pois é, essa via expressa de Toronto realmente é pedagiada. Estivemos em Toronto em setembro e hoje recebemos a cobrança do pedágio. O primeiro passeio que fizemos foi de Toronto até Niagara Falls. Acho que devemos ter visto placas indicando rodovia sujeita a cobrança de pedágio, mas estávamos seguindo as orientações do GPS e não nos pareceu ser um problema. O problema é que não há praças com cabines para pagamento do pedágio. Há sim uma rede de câmeras que registram o momento em que vc entra e sai da rodovia. A cobrança vem depois, pelo correio, para o proprietário do veículo, no nosso caso, a locadora. A cobrança é feita de acordo com o trecho/horário utilizado. Só que agora recebemos a cobrança não só do pedágio, como "taxa de vídeo" e outras cobranças que triplicaram o valor.
ResponderExcluirImagino que deva constar algo do contrato de locação (é o que diz a fatura que recebemos), mas nada disso foi informado no momento da locação ou da devolução do veículo. Existe um site da rodovia com informações sobre a facilidade do pagamento, mas isso só se aplica a quem mora lá. Pergunto, qual seria a alternativa? Como poderíamos pagar esse pedágio? Mesmo já não sendo útil para mim, acho q essa informação serve para alertar quem está pretendendo visitar essa região.
Rê,
ResponderExcluirFiz uma simulação no site da ETR, que administra a estrada pedagiada (https://www2.407etr.com/TollCalculator/tolls_calculator.aspx). Para um veículo leve (menos de 5 toneladas), o preço por km é CAN $ 0,2093. Tem a taxa de CAN $ 0,40 por passagem, e mais a taxa de video de CAN $ 3,60. Se o carro não tiver um transponder válido, que é um aparelho que contém os dados do veículo que são enviados a um outro aparelho, do pedágio, e mandados direto para a conta, sem necessidade do video, há uma sobretaxa de CAN $ 2,50. O transponder é um tipo de aparelho que tem aqui no Rio e creio que em SP também, usado das faixas livres dos pedágios, aceitos na Ponte Rio-Niterói, Linha Amarela e até em estacionamentos de shoppíngs.
Como tudo no Canadá, é provável que acima de todo esse valor ainda haja os impostos, que nunca aparecem nas etiquetas de preços, mas que dão um susto na hora do pagamento, variáveis conforme o produto ou serviço até uns 15%.
Quanto ao pedágio ser cobrado pela locadora, no contrato que fiz com a AVIS consta no item 5 - Encargos de Locação, que se estiver usando um carro com transponder, pagará todos os pedágios usados no período de uso.
Quando vim de Quebec para Niagara Falls, cruzando Toronto, vi em algum lugar, que agora não me recordo, essa informação sobre não ter posto de pedágio e da cobrança vir depois. Por essa razão e pelo horário que passamos, resolvi fazer o caminho reto pela 427 até a 403 / QEW, mesmo sujeito a retenções, que acabaram acontecendo depois de Toronto, em Oakville e Bronte, antes da ponte que evita a passagem por Hamilton. Quem pegou a 407 também pegou esse tráfego.
Durante a viagem não usei GPS. Fiz anotações a partir do Google Maps, onde há uma função para propor rotas entre lugares, com mais de uma opção. No caso de Toronto, analisei as duas possibilidades e optei pela 427. O GPS normalmente dá a mais reta, mais curta, e acaba jogando para as vias com pedágio, que são as melhores. Isso quando não te manda entrar numa área perigosa, como tantos casos que já vimos aqui no Rio.