terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Blog do Branquinho: 4 anos!

Blog do Branquinho - acessos em 2012
O quarto aniversário do Blog do Branquinho apresenta números de crescimento positivo: 2.649 posts, sendo 698 em 2012, média de acessos superior a 230 por dia sendo de 14 a média de seguidores diários. O post sobre suicídios na categoria bancária chegou ao recorde de 1486 acessos em um único dia e meses inteiros com média de mais de 250 acessos diários chegaram a acontecer antes de outubro, quando o blog ficou praticamente sem novos materiais por 25 dias por conta de bloqueio ao Blogspot enquanto estávamos na China, o que causou sensível redução de acessos.

O tempo de leitura ficou estável, com cerca de 20% permancendo mais de 30 segundos, estatística também prejudicada pela lacuna de outubro. A principal estatística foi a quase duplicação do número de acessos em relação aos três anos anteriores: terminamos 2011 com cerca de 96 mil acessos registrados em três anos, e agora temos 182 mil ao completar 4 anos. Em média são 7.100 acessos mensais ou 238 acessos diários em 2012, contra a média de 162 acessos/dia dos anos anteriores, um crescimento de 47% ainda prejudicado pelos dias em que estivemos fora do ar. Atribuímos à interação com o Facebook parte desse crescimento, dada a maior exposição do blog nos comentários nessa rede social que passamos a usar.

Blog do Branquinho - acessos no último mes
O ambiente oferecido pelo Blogger melhorou, permitindo agora ver quantos acessos cada matéria tem, e  estatísticas até de uma hora anterior, permitindo conhecer com mais precisão o tipo de demanda de informação dos usuários. Na outra ferramenta que usamos para aferir resultados, o Statcounter, passamos a ter estatísticas dos últimos 5 mil acessos, além de relatórios completos mensais. Para obter esses dados gerenciais tive que assinar o serviço, merreca mas já mostra que para fazer uma coisa boa temos que gastar, ainda resistindo à tentação de tornar o blog comercial.

Criamos a seção "Fotos & Fatos", com fotos exóticas e textos curtos, para dar espaço a algumas centenas de fotos curiosas que temos em acervo. Além da tarja "HOAX", agora temos a "GOLPE", diferenciando o que são mitos e lendas urbanas ou da política de tentativas criminosas de lesar pessoas, o que não seria o foco, mas passou a ser um serviço público do Blog. Mais da metade dos acessos diários é devida a essas duas seções.

Não temos tido tempo de divulgar todo o material que nos chega pessoalmente ou com a ajuda de colaboradores que vieram se agregando à medida que publicamos esse tipo de análises para prevenir que se enganem as pessoas. As matérias de viagens e as análises políticas ocupam a outra metade dos acessos e ainda há muito potencial para crescimento de conteúdo, pois não temos tempo para processar os materiais das últimas grandes viagens ao Leste Europeu e Ásia.

A linha política do blog continua com o foco no combate aos preconceitos, à dominação de classes, no apoio a aspectos positivos dos governos Lula e Dilma e na crítica aos erros de ambos e nas armações dos direitistas golpistas, em especial do PIG (partido da imprensa golpista). Em 2013 prometemos não ficar mais comparando  Lula e Dilma a FHC, afinal, o governo demo-tucano não fez praticamente nada de positivo para ficarmos enchendo a bola deles usando-os como parâmetro. Esquecer FHC e comparar Lula e Dilma ao que prometeram será a nova diretiva, ou seja, checar como está a execução de propostas que eles, o PT e os que os apoiam fizeram no passado para chegar ao poder. 

Moderamos mais de 200 comentários que não foram publicados por conterem agressões a mim, aos leitores e a pessoas que poderiam gerar problemas legais por calúnia, difamação, etc. Essa política vai continuar porque os ataques estão se tornando mais frequentes à medida que desagradamos a alguns interesses. 


Agradeço aos leitores fiéis que nos incentivam a continuar, aos colaboradores que nos ajudam com materiais para os posts. Temendo ser injusto com alguém não citado agradeço em especial à Nitalma, Reges, Thiago, Nando, Cláudio, Lúcio e Vera, pelo apoio, críticas e materiais. Vamos ao quinto ano! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário