quarta-feira, 8 de julho de 2009

Anistia a imigrantes ilegais:Brasil dá exemplo

Em época de crise, onde as oportunidades de trabalho e negócios minguam, a mesquinhez humana aguça preconceitos numa "ética de bote salva-vidas", onde a regra é: eu me salvo, você, não! É o caldo cultural onde os fascismos prosperam, e a história nos mostra que o ápice da direita como ideologia aconteceu após a 1a grande guerra, reforçado pela crise do capitalismo de 1929. Hoje na Europa o tema que tem elegido direitistas a cada urna aberta é a restrição a estrangeiros. A França tem cotas de expulsão mensais. A Itália incentiva a deduragem de estrangeiros com a aprovação de uma nova lei que criminaliza a imigração ilegal.

No Brasil, temos uma elite tão retrógrada quanto a que deu o golpe agora em Honduras, e que se manifesta no cotidiano espumando seu ódio ao "iletrado" presidente Lula, às cotas das políticas de afirmação racial e às transferências governamentais como o bolsa-família, Prouni, etc. E temos um governo que, apesar do grande defeito de não ter avançado mais nas conquistas sociais e de ter sucumbido aos defeitos da política tradicional, acaba de sancionar a anistia a cerca de 50 mil imigrantes ilegais que se encontravam no país até fevereiro de 2009, humanizando o problema migratório. Na contra-mão da discriminação, o Brasil se mostra como país acolhedor de imigrantes, dando exemplo ao mundo.

2 comentários:

  1. What you have written about the "ética de bote salva-vidas" is not only a very nice image but also an intelligent intuition of this issue.
    I've been able to read your post in english thanks to Global Voices Online...
    In Italy in this period we are suffering for the demagogical choices of our government. People do not recognize the contribute given by the immigrant workers in our country...

    I send you a link to a very good piece by
    Vargas Llosa in spanish, maybe you have already read it:

    http://www.geocities.com/boomlatino/vpremio13.html

    Regards,
    Davide Galati (Italy)

    ResponderExcluir
  2. Muito me espanta um ex sindicalista, aprovar a entrada de imigrantes ilegais. Pois, nosso pais não tem emprego (trabalho), nem para o seu proprio povo. É muito facil ter idéias e postar seus comentarios, pelo que estou vendo você mora muito bem hem??? E o resto do nosso povo??? Quem é elite??? Rodrigo Raymundo

    ResponderExcluir