sábado, 6 de outubro de 2012

Japão : O saquê das sextas-feiras

Tóquio - bares em Ueno
Na sexta passada vimos em Osaca e ontem aqui em Tóquio como os bares lotam de pessoas vindas do trabalho para beber saquê literalmente até cair pelas ruas. Beber na sexta é uma coisa bem normal entre colegas de trabalho (tem gente que faz isso todo dia), mas é muita cerveja, e para alguém sair do bar às quedas é coisa para três da manhã.

Por aqui as cenas lamentáveis de pessoas em geral bem vestidas cambaleantes andando nas ruas acontecem às 10 da noite! Isso depois de muita gritaria, gargalhadas e de pagar micos em karaokês. Parece institucional, socialmente aceito, esse hábito, como uma válvula de escape para as tensões do cotidiano. O que parece variar numa comparação entre a nossa cervejinha e o saquê deles é o nível de estresse a que eles estão submetidos, que parece ser mais alto.

Tóquio : cardápio indecifrável para nós
Falando em biritar em Tóquio numa sexta, devem ser evitados os ambientes fechados, porque o nível de ruído é muito elevado, contrastando com o silêncio cotidiano que presenciamos em todos os locais públicos nas outras ocasiões. Até em ônibus ou metrô é proibido falar em celular. Ouvir música alto em transportes públicos, como vemos em alguns lugares do Brasil, nem pensar. Fora o cheiro de cigarro, que aparece mesmo com proibições.


Há lugares com mesas e cadeiras nas calçadas, raros pelos principais centros da cidade, mas presentes em Ueno, por exemplo, nas ruas vizinhas às linhas de trens. Ou mesmo no agitado Shinkuju, onde experimentamos um boteco sem cadeiras, com mesas improvisadas em latões de óleo, onde rola cerveja com tira-gostos indecifráveis e gostosos que são pedidos através de apontamento (tipo "quero aquilo ali"),  mas de ambiente leve, mais agradável.

Conseguimos até bater um bom papo com japoneses e um casal de suecos, falando a mesma língua que unia a todos : o "bad english". Bom para combater o calor de 30 graus mesmo com a cerveja custando na base de 10 reais (380 ienes) a caneca de 500 ml. No supermercado, o latão de 500 ml da mesma cerveja Asahi super dry, japonesa muito boa, está na base de 280 ienes, ou uns R$ 7,50. Observação muito importante: não tem 10% em canto nenhum. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário