quarta-feira, 16 de outubro de 2013

FANOAPÁ 0046 : "Ministra de Direitos Humanos devia comemorar morte de bandido"

Não dá para sabermos quem é mais bandido: quem mata para roubar ou quem quer matar quem rouba. De alguma forma, tira-se uma vida, o que é péssimo para uma sociedade que se diz civilizada. Entre os que defendem o extermínio estão pessoas que sinceramente gostariam que a polícia jogasse uma bomba atômica nas favelas como forma de "acabar com a bandidagem", incluindo-se nela a grande maioria de trabalhadores, homens, mulheres, crianças, idosos, que também são explorados e sacrificados pelos criminosos. São os mesmos que defendem que todos tenham armas para atirar à vontade, pouco se importando se elas serão motivo para mais violência.

A esses se juntam os que sofrem com a FANOAPÁ - Falta de Noção que Assola o País, e fazem o discurso fascista achando que é bonito dizer que "bandido  bom é bandido morto". Depende. Se o bandido for do ramo financeiro, ou playboy filhinho de papai ou ruralista que mata pessoas que querem terra para plantar, aí não pode. Bandido nesse caso é só o pobre. Cada morte deve ser comemorada, menos um. O problema deles é que o sistema capitalista coloca a todo momento mais um criminoso nas ruas, seja para roubar a riqueza que o consumismo vende e ele não pode comprar, seja porque a indiferença o condena à morte. E por maldade também, e isso não é só o pobre, bastando ver o bando de pedófilos, de espancadores de mulheres, de todos os segmentos sociais.

Em meio à falta de noção geral e aos programas de TV que incitam a violência como política pública de segurança, a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, mostrou-se indignada com a morte de um criminoso por um policial em São Paulo. Acusam a ministra de só olhar o lado do bandido e não ligar para as vítimas. Via-de-regra são os mesmos que querem o fim do auxílio-reclusão e espalham pelas redes sociais desinformação com valores elevados, etc.

Se extermínio resolvesse não teríamos hoje, por mau exemplo, o descontrole da violência do Ceará. Noutro dia peguei um táxi no aeroporto Pinto Martins e perguntei ao motorista como estava a bandidagem. O homem respondeu sem pudor nem noção : "graças a deus a polícia está matando uma porção deles e a coisa está melhorando". O estado não tem polícia, muito menos políticas públicas de segurança. Educação, nem se fala. Proliferam gangues, boa parte atacando com cacos de vidro ou facas. Isso não é de hoje: desde que cheguei por lá há mais de 30 anos já era assim. E nada mudou. Enquanto o crime se limitava às favelas e atacava trabalhadores e gente mais pobre, não dava nem notícia na mídia. E tome extermínio. Quando chegou à Aldeota sem respeitar limites, e ficou patente que os policiais de Hilux e Segway são pura enganação para turista ver, a classe média foi às ruas exigindo... providências...

Por que Maria do Rosário chorou? Porque seres humanos não foram feitos para se matarem, policiais ou bandidos. Chorou porque tem decência. Chorou porque ainda tem sensibilidade, o que muita gente que se diz "boa" já perdeu. Chorou porque cada morte apaga uma esperança. Isso é feio? Isso é errado? Isso é desumano? Afinal, você que repassa a figurinha acima acha o que seus criadores pensam? Tem gente que divulga essa barbaridade e  ainda vai à missa rezar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário