quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Mídia Bandida 0033 : Globo ama e "odeia" a "maior taxa de juros do mundo"

Há dois meses deixei de ver a Globo porque faz mal à saúde mental. E praticamente todas as outras, porque se a Globo manipula, as outras destroem o cérebro com programas de nível incrivelmente baixo. Exceção para a TV Brasil, de vez em quando, no noticiário das 21h.

Ontem deixei a TV ligada para ficar ouvindo os resultados dos jogos do Brasileirão. Quando acabou a transmissão, e antes que pudesse chegar à sala e desligar o aparelho, entra o William Waack decretando: "política errada de reduzir juros na marra fracassa e COPOM aumenta a taxa para 9,5%, os maiores juros do mundo novamente".

Desliguei. Na Globo, no horário preferencial dos coxinhas, primeiro vem o comentário maldito, depois vem a notícia. E tende a piorar porque a eleição 2014 está nas ruas, e a oposição tem um leque de candidatos que concorrem entre si e nem o candidato da Globo, Aécio Neves, está firme. Serra vem correndo por fora e possivelmente ser á candidato.

Interessante é que para falar da queda da taxa de inflação não há a mesma entonação. Nem para dizer que os empresários revisaram a previsão do PIB para 2014 elevando-a para 2,47%, que deverá ser uma das melhores no mundo dito civilizado em crise. Apesar de boa parte da mídia ser sustentada por bancos e rentistas, a notícia boa para eles não pode ser dada como boa para o povão. E não é.

O gráfico mostra quanto pagamos de juros. Hoje eles sobem nem tanto para segurar preços, já que a inflação está em queda. É para manter o fluxo de divisas positivo, atraindo especuladores e todo tipo de ratazanas do mercado mundial para deixar dinheiro por aqui uns dias e sair levando nosso sangue e suor. E para garantir o câmbio do dólar a R$ 2,20, como forma de proteger a indústria nacional da concorrência dos importados. Isso eleva inflação, mas é uma medida preventiva, já que se espera que o dólar venha a se valorizar no mundo todo quando Obama parar de imprimir dinheiro a rodo. Melhor fazer agora um processo controlado que apagar incêndio num processo explosivo justo na época das eleições, parece ser o pensamento do governo.

Enquanto isso, nas ruas se vê movimento contra tudo e todos, menos contra os banqueiros e os parasitas da renda fácil sem risco nem trabalho. Gente fazendo festas do dinheiro mole em Nova Iorque, rindo à toa porque o Brasil para eles é uma grande vaca leiteira. O povo fica falando de políticos corruptos, e acabam se esquecendo que a grande corrupção emana dos interesses desses "vips" que ainda falam mal de nós no exterior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário