quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Blog do Branquinho : Balanço do 6o aniversário

Os gráficos mostram que em 2014, sexto ano de atividade, o Blog do Branquinho teve metade da produção de posts de 2013, praticamente igualou o ano anterior em acessos (vinha crescendo vigorosamente). Segundo o Blogspot, totalizamos desde maio de 2010 (início da estatística) 469.513 acessos até 31/12/14, sendo 143.785 apenas em 2014. Isso aponta para uma média de 393 acessos por dia. Ou seja, tanto pelas estatísticas do Statcounter como do Blogspot, que têm critérios diferentes, ficou claro que em 2014 o Blog manteve os números de 2013. 

Evolução de acessos ao Blog (Statcounter)
Mantivemos os 25 seguidores diários, mas o número de posts desabou em relação a 2013: apenas 260 contra 532 do ano anterior. Essa tendência de redução de postagens havia sendo detetada no balanço do ano passado, atribuída à concorrência direta do Facebook, cuja dinâmica permite trazer mais assuntos exigindo menos trabalho, porém com menos profundidade. 

Acessos diários ao Blog em 2014 (Statcounter)
Isso não quer dizer que a utilidade pública do Blog do Branquinho tenha se reduzido. Continua sendo uma fonte de contra-informação, desmentindo golpes, boatos e principalmente a mídia bandida e suas notícias manipuladas. No período eleitoral o Blog teve um aumento considerável de acessos em relação ao resto do ano, sendo os artigos de desmentido de farsas os mais procurados. O recordista de acessos passou a ser a denúncia de farsa contra a filha da Presidente Dilma como dona de várias empresas, que totalizou 26040 acessos totais, 10.310 apenas em 2014. Milhares de pessoas deixaram de ser vítimas de golpes ou encontraram argumentos para formar opinião contra mentiras, mitos e farsas. 

Postagens (Blogspot)
Outro fato que contribuiu para a estagnação foi a ausência por mais de dois meses de artigos novos, por conta da viagem à Eurásia, onde mais uma vez se mostrou muito difícil escrever á medida que se anda. Praticamente tudo foi divulgado pelo Facebook, e mais uma vez não conseguimos produzir os artigos a posterior, na esperança de editar um livro. 

Apesar da falta de artigos novos com periodicidade que justifique o acompanhamento diário ao Blog, a quantidade de consultas por dia não se reduziu significativamente, o que mostra que o conteúdo acumulado sustenta uma base de leitores que chegam aos assuntos via Google ou links que postamos no Facebook. 

A colaboração por e-mail caiu mais ainda, talvez por causa do Facebook, se onde garimpamos praticamente todo o material analisado ou comentado. 

Acessos do Blog desce a criação (Blogspot)
Mantivemos a linha política de defesa do legado social de Lula e Dilma sem deixarmos de fazer as críticas pertinentes, independentes da linha do PT e do governo. Colaboramos muito para a formação de opinião eleitoral pró-Dilma e combatemos o arsenal de mentiras da oposição aliada à grande mídia. Mais insultos e ameaças chegaram mesmo com menos artigos. Em compensação, o número de comentários aumentou consideravelmente, em grande parte de agradecimento por livrar pessoas de golpes. 

A moderação de comentários ofensivos impublicáveis ou agressivos a terceiros bloqueou cerca de 200 conteúdos que poderiam ensejar ações por calúnia ou difamação.

Apesar das redes sociais estarem minando a audiência de todos os demais meios de comunicação, inclusive blogs, partimos para o sétimo ano animados pelo retorno em satisfação de um leitorado difuso, que encontra utilidade para muito do que depositamos no conteúdo. Mais uma vez agradeço aos colaboradores e apoiadores que nos ajudam cotidianamente e aos leitores que são a razão de existir do Blog do Branquinho. Que venha o sétimo ano!







Nenhum comentário:

Postar um comentário