sábado, 27 de novembro de 2010

Rio : o ultimato da rendição

O Comando da PM mandou avisar pela mídia o local para receber traficantes desertores interessados na rendição no Complexo do Alemão. Não deram o horário: apenas dizem que a oportunidade de sair de lá com integridade física, acompanhados pela mídia, terminará quando começar a operação policial de tomada do complexo. A Globo do Rio alterou toda a programação para ficar no ar enchendo linguiça com o programa Rio Contra o Crime, que a todo momento mostra imagens e comentários. O relações públicas da PM está direto lá, junto com o ex-comandante do BOPE, Rodrigo Pimenta.

A polícia aposta na falta de logística dos bandidos. Acreditam estar faltando comida e que todos estejam cansados, sem orientação pela prisão de pelo menos dois chefes, que são exibidos a toda hora. A guerra psicológica inclui as imagens do apartamento da esposa de um dos traficantes, que foi presa por acusação de associação com o tráfico e lavagem de dinheiro. Deve ser terrível para quem está diante da morte iminente ver a vida de luxo e riqueza que seus chefes tinham longe da favela, conquistada a partir da exploração deles e de uma grande quantidade de gente perdida para a droga.

Neste momento não interessa o confronto. Há cobertura internacional, e há interesses em mostrar que a cidade não tem condições para receber a Olimpíada de 2016 . Até aqui morreu pouca gente, quase todos ligados ao tráfico. Não interessa fazer uma imagem externa similar à do México, onde há uma guerra sem sucesso contra o tráfico. Praticamente pararam as ações incendiárias na cidade, e a falta de novas imagens de veículos incendiados reforça a idéia de avanço na luta contra os criminosos.

O melhor para a imagem do Rio e do Brasil, neste momento, é que as mídias de todo o mundo mostrem uma grande rendição, caracterizando a vitória sobre o tráfico. Na hora que isso aparecer na TV creio que haverá clima de Copa do Mundo por aqui.
Durante décadas o carioca temeu o crime organizado, e agora comemora ao ver mais de 500 bandidos encurralados, com duas opções: rendição ou morte.

Um comentário:

  1. http://altamiroborges.blogspot.com/2010/11/imagem-do-trafico-que-tv-nao-mostra.html

    ResponderExcluir