quarta-feira, 20 de novembro de 2013

FANOAPÁ 0051 - "Espuma assassina abate mil galinhas por minuto"

A Falta de Noção que Assola o País (FANOAPÁ) está ganhando dimensões epidêmicas com equívocos em nome de defesa dos animais. Parece que tem gente acordando para o fato de que as carnes dos balcões frigoríficos dos supermercados não foram geradas em outra sala do prédio, mas passaram por um processamento que há milênios se faz para garantir proteína animal aos humanos. Da flecha, pedra ou lança usadas por tribos nômades para matar animais e deles se extrair a carne a "civilização" "evoluiu" para a criação industrial de porcos, frangos, bovinos e outros que são engordados e mortos em linha de montagem. 


Ser contra comer animais é justo para quem assim pensa e respeitável. É uma opção, já que o mercado não disponibiliza alternativas protéicas que mudem os hábitos alimentares humanos. Ser contra criar animais em situação degradante, que cause sofrimento, deveria ser unânime, seja para fins alimentícios ou pesquisas científicas. Já sobre as finalidades disso, ou seja, matar o bicho para comer, parece que os carnívoros não se importam muito, ou seja, querem carne em quantidade, qualidade e saudável (mesmo que para alguns isso não faça sentido).

Na esteira da impune ação contra um laboratório que usava cães da raça Beagle em pesquisas, por razões  "humanitárias" e políticas (Luiza Mell será candidata a deputada), agora se fala em atacar criadores de perus, na iminência do Natal, centros de pesquisa, etc. Já tem economista defendendo aumentar o preço do leite e da carne para inibir consumo e combater o aquecimento global, pois a flatulência dos animais gera gases do efeito estufa. E se divulga bobagens também, como a que quer fazer os carnívoros acreditarem que se usa uma espuma química que mata 1000 aves em um minuto como forma de abate para alimentação humana. 

Para quem quer impedir que se coma animais pouco importa se todos serão infectados e morrerão trazendo impactos de fome ou doenças para quem os consome. Cuidar da saúde das criações e conter epidemias parece óbvio para quem está na lógica carnívora. A tal espuma assassina foi criada para eliminar com rapidez aves infectadas, evitando o espalhamento de doenças como a gripe aviária, que também mata humanos, carnívoros ou não. É o coroamento da falta de noção dos que "gostam mais de bicho que de gente". Humanos podem morrer envenenados, parece ser o sentido da coisa, afinal, seriam "estúpidos e doentios", como diz o texto. 

Para sensibilizar como absurdo os menos informados e criminalizar os "seres humanos assassinos", fazem circular na internet um texto com uma foto onde se diz que a espuma é para abate de aves para consumo, não como medida extrema profilática em caso de contágio por doença infecciosa, que é o real sentido da inovação. A carne não poderia ser consumida porque tudo tem que ficar coberto de espuma por 3 dias para haver a desinfecção. Não precisam enganar as pessoas para defender os animais, pois sendo a luta justa pode ser ganha com argumentos, não com sensacionalismo barato. Seguem o link da matéria pelo lado dos criadores e o texto sem noção que rola na internet. 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"...Até hoje, as indústrias e produtores precisariam realizar o abate manual das aves potencialmente infectadas, uma a uma, no caso da identificação de um foco de gripe aviária, por exemplo. Além de correrem risco de se infectar, as pessoas ainda poderiam transmitir a doença a outras aves.
O produto utilizado na espuma não é tóxico ou nocivo ao homem. Uma espécie de ventilador espalha rapidamente a nuvem branca e densa. Pequenas partículas entram no sistema respiratório e asfixiam os animais. O fabricante garante que não há sofrimento.
A espuma e os frangos mortos devem ficar no aviário por três dias, para que os desinfetantes presentes na fórmula façam efeito.
A espuma reduz também o tempo necessário para a eliminação dos frangos. A rapidez na resposta a um foco de uma doença contagiosa é essencial para minimizar os danos econômicos, especialmente considerando que males como a gripe aviária podem exigir a eliminação de todas as aves em um raio de quilômetros.
http://www.brasileconomico.com.br/noticias/espuma-assassina-abate-frangos-doentes-em-sc_78471.html

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esta foto foi tirada em Santa Catarina, representa mais uma novíssima invenção do sistema de exploração animal.
Em 15 minutos, usando apenas espuma (aquela usada pra lavar carros), 15.000 aves são mortas por asfixia. Engenheiros, agrônomos e empresários assistem animados o sucesso da mais nova técnica.

Isso não é normal! Isso não é saudável! Isso não é natural!
Sem dúvida nenhuma, uma das faces mais perversas e doentias do sistema capitalista moderno é a (moderna) pecuária.
Não somos mais uma espécie de caçadores. Não somos índios que entram na mata, caçam um macaco (livre) e depois comem sua carne: isso é um comportamento natural. Matar 15.000 aves em 15 minutos é um comportamento doentio.
Tentar alimentar 7 bilhões de animais humanos com a morte anual de 70 bilhões de animais não-humanos (apenas considerando os animais terrestres) é um comportamento estúpido, doentio e insustentável.
É uma das mais graves evidências da nossa atual crise.
Estamos numa profunda crise! Vivemos (sem nem sempre perceber completamente) num contínuo estado de violência, guerra e destruição.
Quem mata 15.000 vezes em 15 minutos (e considera isso um avanço) jamais conseguirá encontrar paz e felicidade. Se nossa inteligência está nos tornando apenas mais ferozes, mais mortais, mais sanguinolentos; então muita pouca esperança podemos ter (infelizmente).
Vegetarianismo não é a solução para todos os nossos problemas. É apenas uma opção (bem fácil por sinal) de tentar tomar um outro rumo. Outra forma de se relacionar com este planeta, com os outros animais que também habitam este planeta e com nosso próprio corpo.
É você dizer: eu não quero ser uma espécie que mata 15.000 vezes em 15 minutos. Eu quero fazer bem 15.000 vezes em 15 minutos. Eu quero fazer bem para 15.000 pessoas, bichos e plantas em 15 minutos – e não destruí-los.
Progredir é se tornar mais feliz e aumentar o grau de felicidade no mundo.
Criar bombas, máquinas de guerra e máquinas de extermínio em massa é regresso, é infelicidade, é estupidez.
Observe com mais clareza e sinceridade seus próprios comportamentos.
Você pede paz, justiça, honestidade. Clama por igualdade, pelo fim da violência e da exploração, mas será mesmo que você está agindo assim?
Matar, escravizar, testar medicamentos, torturar e explorar de todas as formas possíveis os outros, apenas porque eles não são iguais a você? Apenas porque eles são mais fracos do que você?
Isso é massacre. Isso é guerra. Isso é apenas infelicidade se multiplicando 15.000 vezes a cada 15 minutos. E isso precisa ter fim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário