terça-feira, 31 de dezembro de 2013

FANOAPÁ 0053 : Direita diz que Roosevelt foi "liberal" para atacar Lula

Como os "letrados" da direita enxergam Lula
A direita mais hidrófoba, aquela que vive chamando os outros de anta e dizendo que só o liberalismo econômico salva, parece não entender nem do dócil animal brasileiro, que é inteligentíssimo, e muito menos de economia, ofuscados pelo fetiche do mercado.

A última deles foi fazer gracinha com uma declaração de Lula na posse do Sebrae em 4/2/2009 (essas coisas são regurgitadas de tempos em tempos por eles) onde entre coisas certas errou ao dizer que morreram 6 milhões de pessoas na Segunda Guerra Mundial. Isso foi o suficiente para detonarem todo o resto da declaração sobre economia, nos primeiros dias da grande crise de 2008, quando outra declaração de Lula também causou "frisson" na direita: "A crise no Brasil será uma marolinha".

Lula corretamente disse que a crise norte-americana de 1929, que contaminou o mundo mesmo não-globalizado da época pela falência de empresas, redução de importações e investimentos e calotes, só se encerrou na Segunda Guerra Mundial. De fato, a política do New Deal do presidente Franklin Delano Roosevelt, adotando os princípios da teoria de John Maynard Keynes de intervenção estatal na economia, só reduziu os efeitos do desemprego durante a guerra, quando o desemprego finalmente caiu para 15% em  meio à imposição de altos impostos para financiar o esforço militar,com redução de jornada de trabalho e de salários e concentração massiva de trabalhadores, inclusive mulheres.

Por que Lula na época citou Roosevelt? Porque o New Deal foi uma saída parcial para a crise. . Criou estruturas de proteção sindical, de previdência, de saúde, investiu em obras públicas de grande porte para gerar empregos em massa e mesmo assim ao final da década de 30 o desemprego era elevado. Somente na guerra o nível de desemprego atingiu 15%, e como o território norte-americano não recebeu nenhum ataque, ao fim do conflito todo o capital industrial acumulado foi aproveitado para o crescimento posterior, já que saíam como maior potência econômica do mundo. Getúlio Vargas se inspirou no New Deal .

O que Lula disse foi que o Brasil encontraria saídas através de intervenção estatal na economia e que não seria necessário participarmos de uma guerra para resolver o problema. Só isso.

Roosevelt não era um liberal. Pelo contrário. Até hoje a direita norte-americana se benze ao ouvir falar nele, porque ficou na história como o presidente mais anti-liberal. E os "cultos" da direita brasileira embarcam numa besteira para desautorizar o "iletrado" Lula. Que aplicando a intervenção na economia fez o Brasil passar ao largo desses 5 anos de crise. E ainda reclamam do "pibinho". É a tal da Falta de Noção que Assola o País fazendo escola. A direita brasileira já foi mais preparada.

O que eles queriam está no item 7 do texto abaixo. Reduzir impostos, custos e drasticamente as despesas do governo. A mesma fórmula imposta pela Alemanha à Europa que agora domina pelo capital, e que não consegue tirar a Espanha, Portugal e outros do buraco. Lula reduziu alguns impostos mas não decretou a recessão. Pelo contrário, usou os bancos públicos para estimular o crédito e o consumo. Aumentou os gastos em programas de transferência de renda. Uma heresia para os liberais que ainda hoje negam os resultados anti-crise e dizem que a economia vai quebrar como um mantra apoiado pela mídia.

Segue a íntegra de uma mensagem que tem encantado incautos pelas redes sociais. Nem vou citar a fonte para poupar os autores de humilhações.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essa é imperdivel!!!!!!!!

-REPASSANDO

Lula, o nosso "ex-comandante", fez uma declaração "histórica", na semana passada, na posse de diretores do Sebrae: 

"Temos que reconhecer que a situação é delicada, e que essa crise é, possivelmente, maior que a crise de 1929. E temos que reconhecer que o Roosevelt só conseguiu resolver a crise de 29 por causa da II Guerra Mundial.
Como não queremos guerra, queremos paz, nós vamos ter que ter mais ousadia, mais sinceridade, mais inteligência, porque... eu não admito que, uma guerra, para resolver um problema econômico, tenha 6 milhões de mortos".

COMENTÁRIOS PERTINENTES S/REGISTROS HISTÓRICOS:

1. A Segunda Guerra Mundial não teve absolutamente nada a ver com a crise americana de 1929;

2. A Segunda Guerra Mundial foi motivada pelas condições impostas à Alemanha pelos vencedores da Primeira Guerra Mundial, que durou de 1914 a 1918;

3. A Segunda Guerra Mundial começou em 1939 e terminou em 1945 e os Estados Unidos mandou suas tropas para Europa – entrou na guerra contra a Alemanha - em 1941;

4. A Segunda Guerra Mundial encerrou com 52 milhões de mortos, quase dez vezes mais que o número que o boçal falou;

5. Seis milhões foram as vitimas do Holocausto, patrocinado pelos nazistas. O dito cujo confundiu tudo o que a assessoria dele informou (tenha paciência, não queira que a limitada massa cinzenta dele decore tudo que lhe passam);

6. Em 1929, o mundo não tinha e nem imaginava o que seria uma economia globalizada;

7.O Presidente Franklin Delano Roosevelt resolveu a crise americana diminuindo custos e impostos e reduzindo drásticamente as despesas do governo.Exatamente ao contrário do que a "antológica anta" e seus ministros não fizeram e que o atual governo também não está fazendo;

8. Pela declaração imbecil, Sua Excia. Metalurgí­ssima, Sr. Luís Inácio Lula da Silva, imagina que a crise só será extinta por meio de uma guerra mundial, mas ele, "o grande pacifista e magnânimo lí­der", não admitirá uma guerra mundial para que a crise seja solucionada, muito menos com 6 milhões de mortos. É mole?

E esse é o cara que atingiu 74% de popularidade...

DÁ para acreditar?

Eu faço parte dos 26% que nem podem ouvir falar no nome dele e do PT & Cia, sem que fiquem com o estômago embrulhado e com ânsias insuportáveis...

DEUS SALVE A NOSSA PÁTRIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário