quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Salário Mínimo vai a R$ 724 em janeiro de 2014

O Congresso aprovou ontem o orçamento para 2014. A notícia boa, mas não tão boa, é que o salário mínimo subirá acima da inflação (6,6%), passando a R$ 724 . Isso significa que em 1° de janeiro de 2014 ele valerá cerca de 1/4 do necessário para manter uma família, segundo uma cesta básica calculada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE).

Os gráficos abaixo mostram essa relação entre o que se paga e o que se necessita. O valor do salário necessário (SN) do DIEESE para janeiro de 2014 foi estimado. A série vem desde o Plano Real. Os valores em 1 de janeiro de cada ano dependem de decisões do ano anterior, daí termos o de 2011, por exemplo, atribuído ao governo Lula, o de 2003 ao de FHC e o de 1995 ao de Itamar.

Uma observação importante é que mesmo com a atual fórmula de reajuste do salário mínimo, acertada entre governo e entidades sindicais, que impõe reajustes ao Salário Mínimo geralmente acima da inflação, nos últimos anos a relação SM/SN praticamente se estabilizou, demonstrando que o poder aquisitivo, que cresceu muito no período Lula, está estabilizado no governo Dilma.

A reprodução dos gráficos é autorizada, desde que citada a fonte.





Nenhum comentário:

Postar um comentário