segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Rio : favelas ocupadas perdem "gatos" de TV , internet e energia

Mal foi ocupada a Vila Cruzeiro e a imprensa já dava notícias de uma operadora de TV por assinatura vendendo planos numa entrada da favela. É que logo que acontece uma ocupação e se reestabelece a ordem, as concessionárias podem entrar nas áreas antes controladas por tráfico ou milícias e desativar as ligações clandestinas, exploradas por criminosos. Vi isso quando ocuparam os morros do Andaraí. Numa rua de acesso havia equipes da NET praticamente em cada poste. Deviam estar passando novos cabos e tirando os gatos.

Lá se vão embora a TV (com todos os canais abertos!) a preço barato e a internet, também conhecida como "intercat". Prejudica a inclusão digital que hoje faz a festa dos orkuteiros pobres.

Quando a Light chega, acaba a farra da energia barata. Numa dessas ocupações, tempos atrás, vi um comerciante furioso porque iria pagar uma conta alta pois tinha uma câmara frigorífica alimentada por um "gato". Na falta de noção que assola o país, o ladrão de energia queria mostrar que tinha razão. A concessionária de energia tira os gatos, coloca medidores e bota todo mundo para paga pela energia antes roubada. É o preço da liberdade. Sai a exploração do crime, entra a exploração das concessionárias.

Um comentário:

  1. O Blog do Branquinho faz uma das melhores coberturas desses acontecimentos no Rio.

    Branquinho, seria interessante você fazer uma abordagem sobre o que virá a médio prazo. O carnaval, por exemplo, vai perder muito? Existem algumas escolas nessas comunidades se preparando para o desfile. Existe alguma relação de dependencia política/economica das escolas com o crime?

    ResponderExcluir