domingo, 14 de agosto de 2011

David Sá Barros : a perda de um guerreiro


" Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis"

(Bertold Brecht)É com profundo pesar que comunico o falecimento do Presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão ew funcionário do Banco do Brasil, David Sá Barros, por um enfarto fulminante nesta madrugada, em São Luiz (MA). Além de rara habilidade política, tratava as pessoas com atenção e tranquilidade que o faziam querido até pelos adversários políticos. Aos familiares, em primeiro lugar, nossos pêsames pela perda irreparável.
O movimento sindical perde uma das suas melhores expressões, num momento em que as lideranças estão se vendendo. No dia 11 de agosto escrevíamos um post no blog sobre a importância do trabalho do Sindicato dos Bancários do Maranhão na luta pelo cumprimento da jornada de seis horas. A vitória do Maranhão nessa luta encorajou milhares de bancários a entrarem com ações trabalhistas reivindicando o comprimento da lei e indenizações pelos valores não pagos. Na próxima terça, David iria a Brasília entregar com outros bancários de luta a pauta de reivindicações da Conlutas ao Banco do Brasil.

David e outros companheiros do SEEB Maranhão foram os responsáveis por uma das mais importantes batalhas na luta pela retomada do movimento sindical autêntico, patrocinando a desfiliação do Sindicato da CUT, que já foi uma central sindical autônoma e independente, e tragicamente foi domesticada e anulada com a chegada de Lula ao governo, continuando com Dilma a subserviência fisiológica ao projeto de controle social dos trabalhadores. Foi um pioneiro nessa nova etapa da luta sindical.

Tinha o dom de escrever, cada vez mais raro no movimento sindical, tanto pela incipiência da formação como na cada vez maior verticalização do pensamento, que fica restrito aos capas-pretas das correntes. Sua contribuição ao movimento merece ser lembrada para sempre. À figura humana e liderança política, o nosso respeito e a mais sincera homenagem à obra da sua vida.

Uma grande perda para todos nós. Segue a matéria do site do Sindicato com os dados do velório e enterro.

Presidente do SEEB-MA, David Sá Barros, falece na madrugada deste domingo

O velório será realizado no auditório Che Guevara, na Sede do Sindicato, na Rua do Sol, Centro de São Luís.

14/08/2011 às 07:00 Ascom/SEEB-MA
A+
A-
David Sá Barros, Presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA)

SÃO LUÍS (MA) - Os diretores e funcionários do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) lamentam com muita tristeza ao mesmo tempo em que se solidarizam com amigos e familiares do presidente do SEEB-MA, David Sá Barros, que faleceu, na madrugada de hoje (14/08), vítima de uma parada cardíaca. De acordo com as primeiras informações, David sentiu-se mal e foi levado ao Hospital São Domingos. No entanto, ele não resistiu e veio a falecer por volta da 1h deste domingo. O velório está sendo realizado no auditório Che Guevera, na sede do Sindicato dos Bancários, na Rua do Sol, nº 413/417, no Centro de São Luís. O enterro será no final da tarde, no cemitério do Gavião. David Sá Barros era bancário do Banco do Brasil, tinha 47 anos e deixa uma filha. Sua trajetória no movimento sindical e como presidente do SEEB-MA ficará marcada, para sempre, como a de um homem batalhador e incansável que, jamais, desistiu de lutar pelos direitos e por melhorias para a categoria bancária. A última e grandiosa vitória de David como presidente do SEEB-MA foi a reintegração dos bancários descomissionados injustamente pelo Banco do Brasil no Maranhão, cuja decisão da Justiça saiu no último dia 11/08.











3 comentários:

  1. Muito lamentável. Neste momento de raras exceções ante à mediocridade que se tornou o sindicalismo bancário, torna-se uma ausência quase decisiva para os propósitos de um potencial resgate do atralamento do movimento sindical aos propósitos governistas. Que o exemplo do David de Sá faça emergir lideranças autenticamente socialistas e de esquerda, em que a solidariedade social não é uma mera miragem ou um discurso vazio, mas o oxigênio que nos mantem vivos neste mundo de iniquidade sob a regência do capital. Que o camarada descanse em paz!
    Julio Ramon

    ResponderExcluir
  2. Que DEUS receba na SANTA PAZ o seu filho DAVID SÁ. Desejo transmitir minha solidariedade aos familiares deste incansável batalhador. Num período em que cada vez temos menos exemplos de ação transformadora, ética, coerência e luta sem trégua por justiça, a militância que busca materializar estes valores perde um aliado que, seguindo o racionínio de Bertold Brechrt, David é daqueles "que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis".

    ResponderExcluir
  3. Estive com meu irmão de lutas David Sá no ultimo Congresso de Funcionários do BB, em julho deste ano. Conversamos muito, ele me contou das lutas, vitórias e pressões que estava sofrendo.

    David não estava mais filiado a partidos políticos e via a luta com a independência necessária de um grande lider sindical - cujo partido deve ser sempre o da categoria que representa, neste caso o bancário. Ele sempre soube cativar as amizades sinceras, acima das querelas do dia-a-dia do movimento sindical.

    No Congresso de Funcionários do BB, convidei-o para posar para uma foto comigo e disse-lhe "venha cá, nos conhecemos há tantos anos e não temos ainda uma foto juntos". Sorridente, ele me abraçou e fomos fotografados. Aos meus companheiros de militância que foram ao Congresso (a maioria neófitos que estavam horrorizados com a nomeação do diretor do SEEB-Rio de Janeiro, o Carlos, como Gerente de Relacionamento em uma agência em Rio das Ostras em uma sexta-feira e na segunda liberado para o sindicato)eu disse "esse cara aqui é um exemplo de sindicalista: honesto, íntegro, de luta!". Não imaginava que este seria nosso último momento juntos.

    Doravante, sempre que eu for comer um "arroz de cuxá", vou me lembrar desse meu irmão - que em 2001 me apresentou São Luiz e as delícias culinárias do Maranhão, terra pela qual ele era verdadeiramente apaixonado. Descanse em paz, guerreiro!

    ResponderExcluir