terça-feira, 9 de agosto de 2011

Londres : A pólvora social explodiu

Em boa parte da Europa acumulam-se tensões sociais desde a crise de 2008, quando os mais pobres foram chamados a pagar a conta do banquete do mercado financeiro. De lá para cá, só planos de arrocho, FMI, cortes em gastos sociais, aumento de impostos, privatização, desemprego e falta de perspectiva, especialmente para os jovens. Estes têm que optar entre imigrar atrás de uma oportunidade em outro lugar, cada vez mais rara, ou ficar no seu país inchando as estatísticas de exclusão, partindo para ocupar praças, fazer manifestações nem sempre politizadas, querendo que coisas caiam do céu, sem uma direção que faça mudar a realidade.


Londres não está fora dessa regra. Custos com educação aumentaram. Mais restrições aos serviços prestados pelo "estado do bem-estar social". Marginalização de minorias. Xenofobia. Opressão dos ricos, fazendo casamentos milionários enquanto a maioria passa necessidades. Polícia que reprime sem critérios e mata (vide o caso do brasileiro Jean Charles), mesmo sendo uma das menos violentas do mundo. De repente, policiais matam um homem. Dizem que foi tiroteio. Testemunhas dizem que foi execução. Manifestação pacífica em protesto contra a violência também é reprimida. Começa a quebradeira. Vândalos e saqueadores aproveitam a oportunidade para saquear, destruir e incendiar. Já morreu mais outro.

O movimento se espalha pelos bairros de Londres e chega a outras cidades. A polícia agora tem permissão de atirar com balas de borracha. Logo, mais mortos. Quando menos esperarem, estarão fazendo que nem o ditador da Síria, matando indiscriminadamente, porque o tecido social está se esgarçando de tal forma que a vida perde valor. Na falta de um eixo claro de luta para combater a tragédia do capitalismo, o que resta é isso aí: a barbárie pura e simples. Os excluídos estão perdendo os canais de comunicação com o poder, e as iniciativas são dispersas, individuais e terminam sendo inócuas. Indignação pura e simples, protesto pelo protesto, nada disso muda o sistema de exploração que causa toda essa situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário