sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Flamengo -1 x 0 Figueirense - Jogo da Vergonha

Tirei uns dias para descansar da ressaca da viagem, e desde domingo não postava nada no blog. Não por falta de assunto, mas de vontade mesmo. Sem disposição para nada, resolvi ir ao Engenhão ver o Mengão jogar contra o Figueirense, para ver se reanimava, mesmo sabendo do risco do time tomar um "sacode" já que o time catarinense vem embalado, e o rubro-negro vem aos trancos e barrancos, ora vence bem, ora perde feio.

Não esperava ver o que vi. Se ao final do jogo fosse feita uma enquete entre os flamenguistas, perguntando qual foi o adversário do time, muita gente diria que era o Ronaldinho R10. Numa partida onde a maior comemoração foi a defesa de um pênalti pelo goleiro Paulo Vitor, e a mediocridade campeou, estava evidente que a falta de motivação do craque prejudicou toda a equipe. Nunca vi tanta gente xingando tanto. Nem as barbaridades da arbitragem tiveram tantos esculachos como as centenas de erros de passes.

Parecia que o Mengão estava ganhando de goleada. O Figueirense até que fez o seu papel de coadjuvante, criando aqui e ali algumas jogadas de risco, mas, tirando o pênalti defendido, o jogo não teve nenhum lance que impedisse os goleiros de ir embora para uma festa sem tomar banho após a partida. Falando em farra, Ronaldinho teve momentos de esquizofrenia: passava a bola para alguém que só ele via, causando estranheza até nos adversários. Até o craque novato Tomás, que tentou dar um ritmo no final do jogo, acabou sendo ineficiente diante de tanto corpo mole de jogadores que queriam as bolas servidas na bandeja.

No final do primeiro tempo, o coro de "timinho" já estava rolando. Ao final do jogo, as torcidas que encheram o estádio (ingresso barato e vendido em muitos lugares) cantavam " vergonha, vergonha, time sem vergonha". Ficou patente que a esperança de título acabou ali. Pior: o Mengão deu o abraço de náufrago no Figueirense, acabando com a possibilidade deles chegarem junto do grupo que ainda tem alguma chance de título: Corinthians, Vasco e Fluminense.

Vai dar Corinthians, porque tudo favoreceu o time paulista e prejudicou o Flamengo por todo o campeonato. A convocação do ataque do Mengão para a seleção de Mano Menezes, quando o time vinha embalado, sem que nenhum atleta do Corínthians tivesse feito parte da equipe é um forte indicador da intenção de prejudicar o Fla. As arbitragens também sempre foram muito generosas com o time paulista, enquanto erros crassos prejudicavam o Flamengo, e, pior, criavam situações de reclamações que terminavam em fartos cartões para os nossos jogadores. O Mengão chegou a ficar 10 jogos sem ganhar, por conta dessas armações. Até pesquisa fajuta dizendo que o Corinthians tem a maior torcida do país fizeram, desaparecendo com milhões de rubro-negros.

Agora é Libertadores. Briga de foice entre Fla, Flu, Figueirense, Botafogo, Inter. Na outra ponta da tabela há a luta contra o rebaixamento, que levará ao desespero algumas equipes que ainda jogarão com os líderes. Se o Vasco for competente, será o vice.


Um comentário:

  1. Completamente parcial e emocionada esta sua análise! Dentre os times que têm chance de ser campeão brasileiro, todos desperdiçaram oportunidades de estar muito melhor na tabela hoje, perdendo pontos de forma inacreditável, inclusive o seu Flamengo...

    ResponderExcluir