quarta-feira, 27 de junho de 2012

Herrar é umano 0017 - Chuveiro elétrico mal instalado

Erros com instalações elétricas são humanos, mas também matam por eletrocução. Quando não são fatais, causam choques, queimaduras ou mesmo quedas, se a pessoa estiver, por exemplo, no topo de uma escada. Com o barateamento dos chuveiros elétricos, os riscos de acidentes elétricos aumentaram muito, e as causas estão basicamente na instalação e operação.

O primeiro erro é o desprezo pelo aterramento, esse desconhecido. Se o circuito ou equipamento estão aterrados, em caso de curto a corrente será direcionada para o lugar de menor resistência, ou seja, "preferirá" ir para o terra que para o corpo humano, que, se o aterramento for bom, terá resistência maior. Quando o local está molhado, e a pessoa também está, caso típico de banho de chuveiro, podendo a água ter sal se for de poço em área próxima ao mar, a resistência cai muito, e mesmo o aterramento pode não funcionar.

O segundo é o subdimensionamento de fios e superdimensionamento de disjuntores. Os leigos, mesmo muitos "técnicos" improvisados, normalmente desconhecem que os fios têm limites de segurança. Com a passagem da corrente elétrica, aquecem. Se o fio for muito fino para a corrente elevada, superaquecerá e poderá se derreter. Para evitar isso existem os disjuntores, que devem ser dimensionados para desarmar antes do fio superaquecer ou do equipamento incendiar. O que acontece na prática? O usuário coloca fios subdimensionados para economizar, e o disjuntor desarma com frequência. Chama o "técnico" que vai lá e coloca um disjuntor que resiste a uma amperagem muito maior e "resolve" o problema. Na prática, o aparelho e a fiação poderão incendiar-se, e o disjuntor não desarmar. Lambança é o nome disso.

O terceiro é a falsa sensação de segurança por conta de interruptores colocados entre o disjuntor e o chuveiro. Se corretamente instalados, seccionando os fios fase (os que têm carga), longe do chuveiro, em locais que não podem ser atingidos pelo banho, ótimo. Na hora de trocar resistências, ajustar a temperatura ou mesmo acionados depois de abrir a torneira e antes de fechá-la funcionam a favor da segurança. Se ficarem dentro do box, são um perigo a mais. Na foto, uma situação perigosa, onde o interruptor está erradamente posicionado, logo acima da saboneteira, dentro do chuveiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário