terça-feira, 23 de abril de 2013

Joaquim Barbosa será vice de Aécio em 2014?

No feriado de Tiradentes houve em Ouro Preto uma cerimônia onde o presidente do STF, Joaquim Barbosa, foi agraciado com a comenda do Grande Colar, dado a quem tem relevantes serviços prestados a Minas Gerais. Até aí, tudo bem: Joaquim é mineiro e está em destaque.

Se não tivesse recebido a honraria do senador Aécio Neves, pré-candidato do PSDB para a presidência em 2014, ninguém falaria muita coisa. A questão é que para muita gente caiu a ficha: Joaquim Barbosa pode ser o vice dele, daí toda essa presepada.

Isso explicaria pelo menos um ano da história recente do Brasil:
- o empenho de Barbosa em fazer um julgamento teatral do Mensalão, com amplo apoio da mídia, execrando o PT, passando por cima do direito, condenando sem provas, etc.;
- o nenhum empenho de Barbosa em colocar na pauta o julgamento do Mensalão do PSDB, o primeiro de todos, que envolve justamente o ex-governador mineiro Eduardo Azeredo;
- todo o show querendo o mais rapidamente possível botar todos os petistas na cadeia;
- suas brigas com todos os demais ministros do STF, nas tentativas de atropelá-los e impor suas vontades.

Muita gente vai olhar agora para o julgamento do Mensalão com desconfiança, questionando uma possível parcialidade de Joaquim Barbosa visando sua projeção política através do massacre de um partido adversário. Foi tudo premeditado? Se foi, estamos diante de um forte golpe na democracia.

Publicado em 21/04/2013
Barbosa vai a palanque de Aécio em Minas e aumenta rumores sobre 'mosca azul'



Barbosa vai a palanque de Aécio em Minas e aumenta rumores sobre 'mosca azul'
Aécio, Barbosa e Anastasia, em Ouro Preto: presidente do STF marca presença em evento que o bom senso indicaria evitar (Marcelo Prates/Folhapress)
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, participou hoje (21) de uma cerimônia oficial pelo feriado de Tiradentes, organizada pelo governo de Minas Gerais, em Ouro Preto. Convidado como orador do evento, Barbosa recebeu o Grande Colar, homenagem máxima oferecida a personalidades que, segundo o governo estadual, ajudaram no desenvolvimento de Minas e do Brasil, além de acompanhar e ser acompanhado o tempo todo pelo senador Aécio Neves, candidato do PSDB às eleições presidenciais do ano que vem.
Mas se oficialmente o presidente da instância máxima do Judiciário do país honrou com sua presença um evento institucional, por outro lado é evidente que aquilo é também um palanque político (todo mundo sabe disso), e o espectro da exploração política do julgamento do mensalão recomendaria que Barbosa mantivesse distância de tal cerimônia.
A delicadeza da situação é constatada pela ausência em Ouro Preto de outro senador mineiro, o aecista Clésio Andrade, réu no processo do mensalão tucano em Minas, ex-sócio do publicitário Marcos Valério, e vice-governador de Aécio Neves entre 2003 e 2006. Também não deu as caras outro ex-governador, o deputado Eduardo Azeredo (PSDB), um dos pivôs do esquema que o STF ainda não se dispôs a julgar.
Ganhou a esperteza política de Aécio, que marca território entre os eleitores que acreditam que Barbosa seja um arauto do combate à corrupção. Mas em se tratando do próprio Barbosa, que frequentemente tem sido protagonista de sucessivos episódios de conflitos entre outras instâncias do Judiciário e com veículos da velha mídia, que apesar de tudo ainda o apóia, o desgaste pode ser grande e uma nova saraivada de críticas pode estar a caminho.
Sabe-se lá se é a famosa picada da mosca azul, que leva pessoas a desejarem mais e mais poder, ou se é a esperteza dos tucanos mineiros que plantam notinhas pela imprensa espalhada pelo país, para depois checar os resultados junto à opinião pública, mas depois desse ato, corre a notícia de que Barbosa seria vice de Aécio. Melhor não duvidar.
Com blog Amigos do Presidente Lula

http://www.redebrasilatual.com.br/blog/helena/barbosa-vai-a-palanque-de-aecio-e-aumenta-rumores-sobre-mosca-azul


Um comentário:

  1. Leitura interessante para o ocorrido."Joaquim Barbosa parece juiz de futebol que foi à festa do time vencedor"

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2013/04/joaquim-barbosa-no-palanque-de-aecio.html

    ResponderExcluir