quarta-feira, 18 de junho de 2014

FANOAPÁ 0072: Redes sociais - da inocência sem-noção à canalhice criminosa

Baixaria implícita contra a Presidente Dilma. 

Quem está na política sabe que fatos sobre sua vida poderão ser explorados, o que é bom para os eleitores. Quanto mais transparência, melhor. Isso pode ser feito dentro do respeito ao ser humano, do debate político, com os acusados trazendo suas respostas aos questionamentos.

O que não se espera é o esbulho, o uso da imagem para instigar o ódio, a mentira como prática política. E principalmente o abuso da falta de noção alheia para fazer de inocentes úteis vetores de calúnia e difamação, que são crimes. Nas redes sociais e por spams em e-mails se faz isso há anos, mas a quantidade e velocidade de circulação permitem verdadeiros linchamentos, bem ao gosto do fascismo intolerante que está se espalhando como praga entre os sem-noção. 

Lula  não pode botar um terno para ir a uma festa de 15 anos?
As fotos deste post são exemplos disso. Um porco com faixa presidencial e uma bolsa e maquiagem, a quem se refere? Lula com uma camisa editada para se apresentar como "cãncer do Brasil". A neta de Lula apresentada como se usasse recursos da Lei Rouanet numa festa de 15 anos. Pior: perseguida nas redes sociais e na mídia por ser atriz e estar numa peça teatral, usando o sobrenome Lula da Silva.  A filha de Dilma e o Lulinha passam pelo mesmo linchamento. 

Exemplo de uso calunioso de imagem por perfil falso no Facebook
O xingamento a Dilma no estádio não é um incidente isolado. Há uma orquestração, que passa pelos amplos espaços de mídia a quem queira falar o que quiser contra ela. No show do Rappa, antes do início da Copa, a mesma baixaria foi puxada na platéia e muita gente achou bonitinho e repetiu. E depois no estádio em Curitiba. A histeria chegou a ponto de pessoas que colocam bandeiras do Brasil nos carros as verem arrancadas e serem ameaçadas por quem acha que demonstrar apoio à Copa é apoiar o governo. 

Isso tem que parar. Da minha parte, toda vez que recebo um material ofensivo denuncio, seja na própria rede social ou através de posts no blog. Se cada um fizesse isso acabaríamos com o campo fértil onde o fascismo tem se espalhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário