quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Lendo a mente da Globo

No filme "Homens de Preto", um departamento secreto era responsável pelo relacionamento com os alienígenas na Terra, que estavam disfarçados entre a população civil usando formas humanas, tudo cadastrado e pacífico. Para buscar evidências de novas chegadas de extra-terrestres ou de delinquência entre os já cadastrados, seus agentes consultavam os tablóides sensacionalistas e suas notícias aparentemente fantásticas sobre OVNIs e fenômenos surreais.

Faço o mesmo com as Cartas dos Leitores do principal tablóide sensacionalista da direita, o jornal "O Globo", uma das faces impressas do chamado PIG - Partido da Imprensa Golpista, atrás de saber o que se passa na mente dos "capas-pretas" (membros da cúpula dirigente) que criam as versões das notícias que a gente consome. A partir de longa observação, notei que existe uma forte correlação entre as Cartas e o conteúdo das campanhas de lobby e de oposição política da empresa jornalística.

Cuidadosamente selecionadas, as cartas complementam o editorial e a pauta oposicionista que o sistema Globo tenta impor como poder paralelo. Hoje temos 3 temas ocupando 60% da página seis, indicando a importância dos temas pela sua concentração: "Em Campanha", onde se reforça a necessidade de punir Lula e Dilma por viajarem às obras do PAC e de esclarecer os gastos com o deslocamento; "Taxar capital", onde se acusa o governo federal de ceder ao lobby dos exportadores, prejudicando a população com a desvalorização do real com o aumento dos preços dos produtos importados, e de ameaçar taxar minérios e de estar criando novas taxas para dar empregos a petistas; "A guerra do Rio", esculachando as autoridades e tentando opor o governo do Rio ao federal no episódio do Morro dos Macacos, além de reforçar a tendência segregacionista que cria o estereótipo das comunidades pobres serem escolas de bandidos e de genocídio contra todos os que ali se encontram.

Aí você vê o Bom Dia Brasil, o telejornal local daGlobo, o jornal popular Extra, da mesma empresa, e o Em Cima da Hora, na Globonews, e tudo fica redundante. Acima da pauta editorial de cada veículo há a estratégia política da empresa, que deve ser considerada em cada um dos seus meios de comunicação. Na falta de uma oposição congressual competente, legitimada por valores morais sólidos de representantes ilibados, a família Marinho ocupa os espaços com esse império de informações cujo poder de articulação e alcance supera o de todas as instituições da sociedade civil, fazendo da competência técnica e de eventuais campanhas de cunho social as qualificações para a sua confiabilidade.

A eficiência em tempo real e praticamente onipresente da Globo pode fazer o sucesso ou a desgraça instantânea de pessoas, instituições públicas, políticos e empresas. É o "Big Brother" do livro "1984"de George Orwell, e elite autoritária que tudo vê modifica e intervém na história ao sabor dos seus interesses. Aos demais meios de comunicação resta a repercussão dos fatos criados pelo grupo líder. Aos governantes, criar fortes assessorias de imprensa para responder no varejo o que a Globo espalha ao vento. À cidadania, a perplexidade em meio ao tiroteio de versões, sem condições de conhecer a verdade.

Já que ninguém consegue fazer nada para limitar o seu abusivo poder, saber o que eles pensam, o que eles querem e para onde querem nos levar pode ser importante para enxergar um pouco de realidade e construir opiniões descontaminadas do senso-comum imposto pela comunicação de massas..

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