segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Umbanda ecológica

Hoje no Rio quem passou nas áreas de florestas com cachoeiras viu intensa atividade de umbandistas fazendo rituais com oferendas. Como a grande mídia costuma cobrir apenas as grandes celebrações católicas, como o Círio de Nazaré em Belém e de N.S. de Aparecida, a celebração da Mãe Oxum, orixá do amor, do ouro e da prosperidade, de grande significação para os umbandistas, passou despercebida.

Achei muito interessante uma abordagem ecológica para o culto, que é feito junto às cachoeiras, em http://ceuesperanca.blogspot.com/2009/10/umbanda-do-bem-dicas-de-ecologia-na.html e reproduzo aqui para mostrar como os rituais deveriam ser feitos para a preservação ambiental.

"Dicas de Ecologia na Umbanda
Preservando nossos santuários naturais
Olá a todos, meu saravá fraternal!
Dia 12 de Outubro esta chegando e com ele vem as festividades de Nossa Amada Mamãe Oxum, senhora do Amor e da concepção divina.
Nas oferendas que são feitas junto as cachoeiras ponto de força de nossa Mãe Oxum gostaríamos de deixar algumas dicas saudáveis de preservação do meio ambiente.
Evite sujar as águas da cachoeira, além de ferir o lado religioso de nossa Umbanda, devemos lembrar que esta água é fonte de vida para animais, plantações e muitas vezes até humanos.
Não deixe garrafas ou copos de vidro depositados a beira das cachoeiras, além de poder causar graves acidentes a quem lá possa ir vale lembrar que vidros demoram vários anos para se decompor na natureza. Evite de acender velas ao pé de árvores, matas ou jardins naturais, isso pode gerar grandes incêndios. Use alguidar de barro sem verniz, pois o mesmo se decompõem com mais rapidez na natureza e não a agride. Ao invés de panos, plásticos ou papéis, use folhas para forrar o chão. Se você oferenda em um local que tem uma administração, lembre-se que após alguns dias sua oferenda será recolhida, mas se vc faz em locais fechados, isso vai ficar lá por muito tempo, volte após alguns dias de sua oferenda para recolher o que lá deixou limpando o local e ajudando a preserva-lo para outros irmãos que lá possam se dirigir.
Plante flores para Oxum ao pé de uma cachoeira, a melhor oferenda é aquela que carrega vida
Descarrego com pipocas não precisam ser feitos dentro da cachoeira, mas ao lado dela em local com terra para que a mesma seja absorvida com facilidade e não suje as águas de Oxum
Bem meu irmão estas são algumas ideias que gostaríamos de lhes transmitir para podermos contar com nossos santuários naturais durante muitos anos. Afinal de contas nós e outras pessoas precisam deles. Que Oxum nos cubra de amor, de luz e de paz."

Nenhum comentário:

Postar um comentário