sábado, 17 de outubro de 2009

Rio : a batalha do Morro dos Macacos

Durante toda a madrugada deste sábado um pesado tiroteio apavorou os moradores da comunidade do Morro do Macaco e os bairros adjacentes de Vila Isabel e Grajaú, no Rio de Janeiro. Uma quadrilha de outra facção criminosa, apoiada por reforços de outras favelas, tentou invadir o morro para tomar os pontos de venda de drogas, daí a luta feroz.



O Morro dos Macacos é estratégico para o tráfico, por ter acessos a vários bairros. Sob ele passa o Túnel Noel Rosa, que liga Vila Isabel ao Sampaio e ao Jacaré, bairro limítrofe com o Complexo do Alemão e a Linha Amarela, via expressa que começa na Barra da Tijuca e termina no Aeroporto do Galeão. Do lado da Vila, estão bairros de classe média cujo consumo de drogas valoriza o "ponto". A menos de 2 km está o estádio do Maracanã. Nas extremidades do morro estão os "estreitos" do Engenho Novo, onde está o acesso à via Grajaú-Jacarepaguá e que é um dos poucos acessos à Barra da Tijuca e ao Estádio do Engenhão, e o "estreito" da Mangueira, acesso a amplas regiões suburbanas.


O BOPE levou um bom efetivo ao local e o carro de apoio Caveirão (foto), subiu o morro e enfrentou o armamento pesado dos traficantes. Por volta das 10 da manhã, quando a coisa parecia pacificada, um oficial do BOPE disse que havia um policial ferido e que iria ser resgatado pelo helicóptero, que logo sobrevoou a área da R. Visconde de Santa Isabel sobre o antigo Jardim Zoológico e a delegacia. Nesse momento foram ouvidos tiros, e o helicóptero passou para o outro lado do morro.


Eu já ia saindo do local quando vi as equipes de reportagem da Globo e outros meios correrem para os veículos. Até pensei que iria haver outro tiroteio, mas todos partiram em alta velocidade na direção de onde poderiam ter partido tais ameaças. Corri atrás pela R. Barão de Bom Retiro, e, ao entrar na Av. Marechal Rondon, no bairro do Sampaio, vi que a via estava tomada por populares correndo em desespero, fugindo do clube Sampaio pulando desesperadamente uma grade. Por trás deles, uma grossa nuvem de fumaça preta. Liguei a câmera do celular e fui andando com o carro no rumo do clube. Não imaginei que o helicóptero tivera sido atingido por tiros e caído no local, com explosão.


Por segurança, saí rapidinho dali, passando sob o viaduto do Túnel Noel Rosa, onde já havia um forte contingente policial. Quando retornei, a pé, fugindo de eventuais linhas de tiro, o fogo já estava extinto e o veículo completamente destruído, que deve ter sido pousado com grande perícia no meio de um campo de futebol, mas mesmo assim morreram 2 dos 4 tripulantes. Apesar da baixa qualidade do video, dá para ver o pessoal da imprensa cruzando a frente do meu carro, e, à esquerda, as pessoas pulando a grade do clube e a fumaça do helicóptero.



Nesse momento vários veículos policiais saíram em alta velocidade rumo ao Jacaré, de onde se viam rolos de fumaça preta dos ônibus que os traficantes queimaram para tentar enfraquecer o cerco a morro dos Macacos. Por volta de 11 e meia da manhã já não se ouviam tiros, mas o cerco policial foi mantido, com sobrevoos constantes do assustador helicóptero blindado do BOPE. Em Vila Isabel ouvi falar da existência de 16 mortos, mas agora o Secretário de Segurança falou em 2 policiais e outros 10 mortos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário