terça-feira, 18 de maio de 2010

Eleições 2010 : Dilma passa Serra

Nas pesquisas Vox Populi e CNT/SENSUS publicadas nesta semana a tendência de crescimento de Dilma e de queda de Serra resultaram na ultrapassagem da candidata do PT pela primeira vez, tanto no primeiro como no segundo turno, por diferenças dentro da margem de erro, caracterizando empate técnico.

Com Dilma na faixa dos 37%, Serra nos 35% e Marina nos 8%, as pesquisas ainda não computam as intenções de votos para o pré-candidato do PSOL, Plinio de Arruda Sampaio, que tem perfil mais à esquerda. Segundo enquete do DIAP - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar - disponível no site http://www.diap.org.br/index.php/component/poll/13-dentre-os-presidenciaveis-qual-a-melhor-opcao-para-os-trabalhadores-e-o-movimento-sindical, Plinio teria a preferência de 41, 2% dos 1496 votantes como a melhor opção para os trabalhadores e o movimento sindical entre os presidenciáveis. Dilma aparece com 29,5%, Marina com 17,2% e Serra com 6,4%.

Os novos fatos da campanha são a escolha do vice de Marina Silva, presidente da Natura, e o maior destaque que a mídia vem dando à sua campanha. Da parte do PSOL ainda não há movimentaçõs para expor mais Plinio.

Serra já anda pelo Ceará visitando a estátua de Padre Cícero em busca de milagres. Os analistas de campanha de direita previram que Dilma estancaria ao sair do governo, porque seria um "poste", incapaz de se mover com pernas próprias, sem Lula e os palanques de inaugurações por perto. E Serra, que tem o apoio escancarado de boa parte da grande mídia, voltaria a crescer pela maior exposição. As coisas deram errado, e o fato é que um mês e meio depois da saída de ambos dos seus governos Dilma, mesmo sem a ostensiva presença de Lula, está se tornando mais conhecida, angariando mais apoios e mais votos.

Com esse novo cenário, é previsível que a cloaca da direita seja escancarada para fazer uma campanha imunda de acusações levianas, de factóides, esculachando Lula e todos os que tiverem o seu apoio. Vai ser difícil, porque a pesquisa CNT/SENSUS também disse que a aprovação ao governo de Lula cresceu de 71% para 76% no último mês. Isso sem considerar os fatos mais recentes da iniciativa brasileira pela paz no Irã, que podem dar a Lula mais força no cenário interno.

Um comentário: