sexta-feira, 21 de maio de 2010

Previdência : Lula pode fazer história

Ficará nas mãos de Lula a decisão de aprovar ou rejeitar o reajuste de 7,7% para os aposentados que recebem acima do mínimo, e o fim do fator previdenciário, que confisca os benefícios da previdência prejudicando os trabalhadores. Se aprovar os 7,7%, fará algo que não se vê há décadas, beneficiando muitos velhinhos, que, por sua vez, acharão pouco, e vão continuar esculachando o governo, qualquer governo, porque a perda foi muito grande até aqui. Se aprovar o fim do fator previdenciário, eliminará uma grande maldade feita por FHC, mostrando que seu governo tem algo muito diferente que o anterior. Fará história se tiver coerência com tudo o que o levou ao poder. Também fará história se mostrar incoerência, e isso terá um preço alto.

A mídia não sabe o que faz. Na Rede Globo, por exemplo, há um conflito existencial. De um lado, colocam os aposentados contra Lula, dizendo que vai vetar tudo. Ontem já mudaram de discurso, dizendo que Lula vai aprovar o reajuste, mas vai vetar o fim do fator previdenciário. Em editoriais e em outras matérias vem o terrorismo fiscal, do gasto público irresponsável, pregando que Lula não autorize nada senão teremos solavancos na economia, que afastarão investidores, que farão a Terra mudar de eixo e sentido de rotação, etc. Se Lula aceita, é irresponsável. Se nega, é traidor.

Diversas organizações da sociedade estão se mobilizando para pressionar Lula a ficar ao lado dos trabalhadores nessas questões. Recebi esse link da CONLUTAS, e devem haver outros, para quem quiser subscrever e apoiar o movimento pró-benefícios para os aposentados. http://www.petitiononline.com/conlttt/

Um comentário:

  1. Mais que isso. Ficará ainda mais nas suas mãos vetar ou não o fim do fator previdenciário. Vamos ver se ele age como progressista, ou como o PSDB faria.

    ResponderExcluir