terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Caos paulista : Estado afunda na chuva

Achei perfeito esse título da matéria do portal do IG: literalmente, São Paulo parece afundar. E não tem nada de chique e natural como Veneza, que atrai milhões de turistas todo ano: São Paulo afunda na falta de projetos para conter a permeabilização da cidade, de um plano diretor e de fiscalização que impeçam as construções em áreas de risco, e principalmente de investimentos pesados em infra-estrutura hídrica. Afunda na falta de gestão competente.

No Rio de Janeiro é notória a instabilidade das encostas, onde muita gente mora, principalmente em favelas. Ao longo dos anos foram feitas obras de contenção perenes, que se não existissem hoje teríamos na cidade um cenário parecido com o paulista. No Rio há chuvas excepcionais que descem pelo ralo com poucos estragos. E deve-se levar em conta que a cidade e o estado do Rio ficaram mais de 30 anos sem investimentos em infra-estrutura.

Em Sampa o negócio dos governos (negócio mesmo, envolvendo grandes cifras e corrupção idem) focou nas grandes vias de tráfego e no metrô. Aqui e ali se fez um piscinão ou uma obra sem fim de aprofundamento de calha de rio, que logo se perde pela falta de tratamento de esgotos e coleta precária de lixo. As bacias hídricas estão cada vez mais impermeáveis pela supressão de matas nativas e pela pavimentação, aumentando a quantidade de água que corre para os rios e córregos e a sua velocidade, causando a impressão de afundamento, porque o nível das águas nas enchentes é cada vez mais alto.

Nos países frios, usa-se sal grosso nas ruas para evitar que o gelo se forme e traga problemas ao trânsito. Em São Paulo poderia ser usado o mesmo material, com finalidades esotéricas de afastar os maus fluidos que emanam da inhaca demo-tucana. Além de incompetentes, têm e dão muito azar. E ainda querem sacanear a população, como o secretário municipal de São Paulo, que disse que "São Paulo está mais bem preparada para as chuvas".

Para ele, o problema da enchente é o excesso de chuvas. Isso me faz lembrar de uma pessoa que fazia um curso de impermeabilização comigo, que ouvia atentamente o professor falar das peripécias que a água faz para causar infiltrações, driblando as proteções. Num certo ponto, pensou algo e concluiu : "A água é o pior inimigo da impermeabilização". É por aí...

Nenhum comentário:

Postar um comentário