domingo, 2 de janeiro de 2011

Posse de Dilma - Parte 7 - Festa das Mulheres








O último "nunca na história deste país" de Lula foi passar a faixa presidencial a uma mulher. Na multidão presente à posse, muitas mulheres portavam faixas presidenciais, sentindo-se empossadas, no poder.

Havia aquela sensação de presenciar a história diante dos olhos, para dizer no futuro: "eu estive lá". Dilma simboliza a mulher poderosa, vitoriosa, guerreira, e isso atrai a admiração e o respeito de muitas outras que gostariam de estar no seu lugar.

Era atípica a quantidade de mulheres para um evento de natureza política espontâneo, sem atrativos nem propaganda, e isso fez a diferença. A festa ficou mais leve, sem brigas, bebedeiras e outras coisas que acontecem quando sobram homens.

A grande maioria não parecia ter vínculos com os movimentos organizados ali representados, nem com o PT e demais partidos da base aliada. Simplesmente estavam ali vendo para crer que uma mulher seria a presidente (ou presidenta, como preferem).

Para fechar a festa, foi organizado um show com 5 cantoras, pela ordem: Fernanda Takai, Zelia Duncan, Mart'nália, Gabi Amarantos e Elba Ramalho. Cada uma cantou umas 3 músicas, e na transição entre uma e outra havia um número conjunto. Ao final, todas cantaram juntas. Creio que o público do show era de uns 10% de todos que foram à posse.

Quando o show começou, Dilma ainda estava recebendo os cumprimentos de uma fila imensa de convidados, prejudicando a audiência de Fernanda Takai (Pato Fu).

Dilma saiu no início do show de Zelia Duncan, fazendo o público do show aumentar bastante. Algumas pessoas chegaram especificamente para o show, que empolgou muito, com músicas conhecidas e dançantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário