terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Corrupção : boas e más notícias

A notícia ruim é que a corrupção é um câncer que devasta as relações de troca por toda a sociedade brasileira, tanto no setor público como no privado, contando com a participação ativa das pessoas comuns que aceitam a corrupção como algo normal e até exemplar. Quem nunca ouviu cidadãos dizerem que, se estivessem em certas posições favoráveis à corrupção, não fariam o mesmo?

A notícia boa é que nem todo mundo é conivente, e a Controladoria Geral da União vem fazendo um trabalho silencioso, difícil, de enxugar gelo, mas reconhecido internacionalmente por sua qualidade, já que em todo o planeta há corrupção. Relatório da CGU publicado ontem mostra que quase 3 mil servidores públicos, de todos os escalões, foram demitidos durante o governo Lula. O ministério da Previdência é o campeão de irregularidades. Clique aqui para mais dados e detalhes.

Apesar de ser um ente do governo federal, a CGU vem se firmando com relativa autonomia, contratando e formando mais auditores e ampliando o espectro da sua atuação, reforçando os controles sobre os bens públicos e, consequentemente, flagrando mais casos de corrupção.

O CGU é parceiro do Movimento Anticorrupção na Engenharia, Arquitetura e Agronomia, lançado pelo CONFEA e diversas entidades do setor. No ano passado, participamos como representante da AEABB (Associação dos Engenheiros e Arquitetos do BB) da Conferência Latino-Americana da OCDE, em São Paulo, que tratou de integridade empresarial, promovida pela CGU, onde ficou patente a dificuldade de nadar contra a maré da corrupção. Clique aqui para ver as impressões que ficaram daquele evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário