quarta-feira, 25 de maio de 2011

Israel : Lobby e Netaniahu descolados do povo

Pesquisa publicada ontem mostra que 46,8% dos israelenses acham que o primeiro-ministro Netanyahu deveria ter aceitado as propostas de Obama para a criação do Estado Palestino, mesmo com reservas. 10% acham que deveria apoiar sem reservas, e 36,7% acham que deveria rejeitar. Obama também teve o apoio da ONU, da Comunidade Européia e da Rússia para a sua proposta. No ano passado Lula aprovou o apoio ao Estado Palestino e foi esculachado pela imprensa tupiniquim, mas agora o "hômi" mandou, eles acham muito bom.


Enquanto isso o primeiro-ministro Netanyahu fazia discursos inflamados na AIPAC, lobby pró interesses israelenses nos EUA (não é suposição: no site eles dizem que são isso mesmo), recebendo aplausos calorosos. A mesma recepção teve ao discursar numa sessão conjunta do congresso americano, ao fazer um discurso menos radical que o da véspera, aceitando o estado palestino, mas de uma forma que apenas 22% das terras das fronteiras pré-67, mantendo a ocupação das demais terras griladas.

Uma sugestão: já que Obama está mais afinado com o povo de Israel, e Netanyahu tem uma apoio no congresso americano, poderiam trocar seus cargos. Afinal, se olharmos a atitude de Netanyahu de afronta a todo mundo pela cada vez mais indefensável ocupação de terras palestinas, com o apoio dos políticos americanos, fica a impressão que quem manda nos EUA é Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário