domingo, 29 de maio de 2011

Sindicato : Bancários do Maranhão deixam a CUT

Anos e anos de peleguismo chapa-branca dos sindicatos da CUT começam a ser cobrados pelos trabalhadores que se sentem traídos pelas direções cutistas. Os bancários do Maranhão, por 1855 votos contra 811, aprovaram a desfiliação do sindicato à CUT. Possivelmente discutirão a filiação à CSP Conlutas, que é bem mais independente do governo. Tomara que seja só a primeira pedra do dominó, e que as próximas eleições sindicais tirem as entidades dos vendilhões fisiológicos. E que outros deixem a CUT também.


É por coisas assim que a gente entende como uma professora do Rio Grande do Norte vai à Assembléia Legislativa, diz aos deputados aquilo que todo mundo já sabe sobre as mazelas da educação e causa espanto, além de uma enorme divulgação pelo twitter, you tube, etc. É que o movimento sindical anda tão parado, que essas coisas acabam parecendo novidade, tirando muita gente da letargia. Sindicalismo autêntico, classista, está muito raro.



3 comentários:

  1. Branquinho,se você ainda não sabe a Amanda Gurgel, a professorinha é militante da CSP CONLUTAS e do PSTU.Sindicalismo autentico e classista com um conteúdo incrível de diálogo com a classe trabalhadora e de enfrentamento com as autoridades estabelecidas e com os aparatos.

    ResponderExcluir
  2. O peleguismo atual, e até o banditismo em alguns casos, não é privilégio de um ou outro setor. Bom seria se fosse. Ficaria mais fácil separar.

    Não fizemos as verdadeiras mudanças que deveriram ter sido feitas nos sindicatos nas décadas de 1970 e 1980. Ocupamos uma estrutura podre. Que está assim até hoje.

    Hoje está se fazendo menos ainda pra mudar. Não há renovação nem surgimento de novos quadros. Formação então, nem se fala. A estrutura continua a mesma "velha" e viciada. A lógica de ocupação e manutenção dos aparelhos pode acabar igualando todos. Por baixo. Infelizmente.

    No meio disso tudo, vai se construindo um pluralismo maluco estimulado por Lula, via imposto sindical. Imposto esse que continua a todo vapor, com exemplos pra todo gosto e torcida.

    Seria muito bom se as coisas fossem fáceis e simples como podem parecer.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Lúcio, daí eu ter usado o "é bem mais independente do governo", porque também participa da boquinha do imposto sindical. E ser independente do governo também não significa ter práticas muito diferentes no interior da central. O método degenerado da CUT se replicou em outras partes.

    ResponderExcluir