quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Bancários em luta pela jornada de seis horas

O dia de luta pela jornada de seis horas no BB começou com uma notícia muito boa: a Justiça do Trabalho no Maranhão derrotou novamente o Banco do Brasil, e mandou reintegrar às comissões os funcionários arbitrariamente descomissionados por terem reconhecido pela justiça o direito à jornada de seis horas. O Sindicato dos Bancários do Maranhão está de parabéns por essa consolidação da vitória contra o abuso patronal.


A categoria bancária está sujeita a legislação trabalhista especial dado o elevado risco de doenças cardíacas e mentais. Sua jornada de trabalho é de seis horas diárias. A aposentadoria também é especial, de 30 anos. Se o argumento do estresse já valia há várias décadas para dar aos bancários esses "privilégios", agora teríamos razões mais que suficientes para reduzir ainda mais a jornada, porque os bancos estão tirando sem dó o sangue dos trabalhadores, escravizando-os com metas, para aumentar seus lucros.

Os funcionários do Banco do Brasil resolverem que em 2011 vão focar a campanha salarial no respeito à jornada legal de trabalho. O desrespeito pela empresa tem rendido a ela muitas derrotas nos tribunais, multas por descumprimento de jornada e indenizações aos funcionários pelas horas adicionais trabalhadas e não pagas. Seguindo o calendário da campanha, hoje, 11 de agosto, foi o dia de luta pela jornada de seis horas. Em Brasília houve um protesto que retardou a entrada no Edifício Sede I, no Setor Bancário Sul. Pela manhã, o Eixão, principal acesso ao Plano Piloto, havia várias faixas alusivas à campanha pela jornada de seis horas.

2 comentários:

  1. Parabéns à Justiça do Trabalho do Estado do Maranhão! Vamos cumprir o artigo 224 da CLT?

    ResponderExcluir
  2. O BB deve priorizar a adequação à JORNADA LEGAL de 06 (seis) horas com máxima urgência. O TRT´s de todo Brasil estão abarrotados de ações pleiteando o cumprimento do art. 224 da CLT. Que País é Esse?

    ResponderExcluir